• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-29112021-112653
Documento
Autor
Nombre completo
Livia Alonso Tagliari
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Gallego, Rita de Cassia (Presidente)
Martins, Lilian Cassia Bacich
Mignot, Ana Chrystina Venancio
Título en portugués
Cadernos analógicos e digitais: usos e desusos dos suportes de escrita no espaço escolar
Palabras clave en portugués
suporte de escrita; caderno escolar; caderno digital; tablet; cultura escolar; cultura material escolar; tecnologia e educação; práticas escolares
Resumen en portugués
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa, cujo objetivo foi verificar e analisar os usos e desusos dos cadernos escolares frente à presença das ferramentas digitais. Escolheu-se o caderno analógico e digital como objeto de pesquisa, devido a sua relevância para os estudos na educação, e em razão de ser uma fonte rica, por meio da qual é possível ter acesso a concepções implícitas em seus conteúdos e modo de utilização, como ensino, aprendizagem e escola, além de permitir saber sobre os alunos, professores, currículo e tempos (como em FRAGO, 2008; GVIRTZ, 2005; SANTOS, 2008b; MIGNOT, 2008). Investigou-se, então, a) se quando estão inseridas na escola, as tecnologias digitais apenas substituem o uso dos cadernos ou b) se acrescentam inovações e potencialidades a esse suporte de escrita, ou ainda c) se são utilizadas concomitantemente aos cadernos analógicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, durante o segundo semestre de 2019, em uma renomada escola particular da cidade de São Paulo, reconhecida por empregar tecnologias digitais expressivamente. Nesse período, aproximou-se da dinâmica e da rotina escolares ao se acompanhar aulas de três professores de Língua Portuguesa de sextos e sétimos anos e ler documentos e publicações da instituição. Ainda, a pesquisa contemplou o cenário do ensino remoto consequência do fechamento das escolas, o qual foi imposto pela pandemia do novo Coronavírus em 2020 , com vistas a averiguar se os cadernos de papel eram utilizados pelos alunos nas aulas virtuais e em quais momentos. Então, foram realizadas conversas informais com uma daquelas professoras (acompanhada no presencial), além de entrevistas com seis alunos e análise das fotografias de seus cadernos, sendo estas duas fontes nucleares. Outrossim, realizou-se a leitura, a sistematização e a análise de três documentos oficiais (Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e Currículo da cidade de São Paulo), para compreender suas prescrições sobre o uso das tecnologias nas escolas. Foram examinados, também, os dados do Cetic.br quanto à utilização das ferramentas digitais na educação. Tanto os documentos normativos quanto os dados da realidade permitiram situar a escola em que a pesquisa foi realizada em termos dos usos das tecnologias , distinguir os conceitos de inovação e mudança escolar (FULLAN, 2009; GHANEM JUNIOR, 2013) e discutir sobre as tecnologias digitais na escola (COLL; MONEREO, 2010; KENSKI, 2012; MORAN, 2018, para citar alguns). Assim, a partir da perspectiva dos estudos da cultura escolar (FRAGO, 1996; ESCOLANO, 1999; JULIA, 2001, por exemplo), observou-se que a escolha e o uso desses materiais fazem parte de uma complexa trama que envolve diversas dimensões, como espaço, tempo, professores e sujeitos. Verificou-se que os cadernos analógicos ainda se fazem presentes em uma escola que possui tablets como material obrigatório dos alunos e que, independentemente de se ter um contexto escolar completamente virtual no segundo momento da realização da pesquisa, foi possível observar isto: alguns estudantes aderiram aos cadernos digitais, outros transitaram, fazendo seus registros de aula em cadernos analógicos e anotações pessoais nos tablets, outros, ainda, usaram exclusivamente cadernos de papel.
Título en inglés
Analog and digital notebooks: uses and disuses of writing supports in the school space
Palabras clave en inglés
writing support; school notebook; digital notebook; tablet; school culture; school material culture; technology and education; school practices
Resumen en inglés
This thesis presents the results of the research, whose objective was to verify and analyze the uses and disuses of school notebooks against the presence of digital tools. The notebook - analog and digital - was chosen as the object of this research, due to its relevance for studies in education, and because it is a rich source, through which it is possible to have access to implicit conceptions in its contents and mode of use, such as teaching, learning and school, in addition to allowing knowledge about students, teachers, curriculum and times (as in FRAGO, 2008; GVIRTZ, 2005; SANTOS, 2008b; MIGNOT, 2008). It was investigated, then, a) if when they are inserted in school, digital technologies only replace the use of notebooks or b) if they add innovations and potentialities to this writing support, or even c) if they are used concomitantly with analog notebooks. To this end, a field research was carried out during the second half of 2019, in a renowned private school in the city of São Paulo, recognized for using digital technologies expressively. During this period, we got closer to school dynamics and routine by following the classes of three sixth- and seventh-year-old Portuguese language teachers and reading documents and publications from the institution. Moreover, the research contemplated the scenario of remote learning - a consequence of the closing of schools, which was imposed by the new Coronavirus pandemic in 2020 -, with a view to ascertaining whether the paper notebooks were used by students in virtual classes and at what times. Then, informal conversations were held with one of those teachers (accompanied in person), as well as interviews with six students and analysis of photographs in their notebooks, these two being nuclear sources. Furthermore, three official documents were read, systematized and analyzed (National Curriculum Guidelines, Common National Curriculum Base and São Paulo City Curriculum), in order to understand their prescriptions on the use of technologies in schools. Data from Cetic.br regarding the use of digital tools in education were also examined. Both the normative documents and the reality data allowed us to situate the school in which the research was carried out in terms of the uses of technologies , distinguish the concepts of innovation and school change (FULLAN, 2009; GHANEM JUNIOR, 2013) and discuss about the digital technologies at school (COLL; MONEREO, 2010; KENSKI, 2012; MORAN, 2018, to name a few). Keywords: writing support; school notebook; digital notebook; tablet; school culture; school material culture; technology and education; school practices. Thus, from the perspective of school culture studies (FRAGO, 1996; ESCOLANO, 1999; JULIA, 2001, for example), it was observed that the choice and use of these materials are part of a complex plot that involves several dimensions, as space, time, teachers and subjects. It was found that analog notebooks are still present in a school that has tablets as mandatory material for students and that, regardless of having a completely virtual school context in the second stage of the research, it was possible to observe this: some students joined to digital notebooks, others moved, making their class records in analog notebooks and personal notes on tablets, still others used exclusively paper notebooks.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.