• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-28062021-115346
Documento
Autor
Nome completo
Miguel José Garcia Martins de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Cacete, Nuria Hanglei (Presidente)
Camargo, Luís Fernando de Freitas
Girotto, Eduardo Donizeti
Título em português
A disciplina de geografia no contexto do ensino médio de escolas Waldorf
Palavras-chave em português
Currículo
Ensino médio
Geografia
Pedagogia Waldorf
Resumo em português
Este trabalho tem como principal objeto de investigação as particularidades que caracterizam a Pedagogia Waldorf para, em seguida, analisar a forma como elas se realizam no ensino da disciplina de Geografia ao longo dos anos do Ensino Médio. Com tal intento, esta pesquisa começa com um resgate histórico que situa a criação da Pedagogia Waldorf em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) em um contexto de intensas transformações e revoluções sociais, científicas, filosóficas e pedagógicas, e, em seguida, busca compreender a vinda desse sistema pedagógico para o Brasil na década de 50 e maior expansão a partir dos anos 90. Em seguida, a investigação segue com a exploração de alguns dos principais elementos que caracterizam a Pedagogia Waldorf a partir da análise do ensino por meio de faixas etárias os chamados setênios ; a busca de uma formação integral do estudante a partir dos âmbitos do pensar, sentir e querer; e a concepção de currículo que embasa a pedagogia. Em um terceiro momento, a disciplina de Geografia dentro da Pedagogia Waldorf é estudada por meio das indicações curriculares e metodológicas, especialmente nos anos do Ensino Médio, e pela maneira como ela se insere dentro de um modelo de aula de ciências desse sistema pedagógico. Por fim, a maneira como teoria e prática sobre a Pedagogia Waldorf se realiza por meio das aulas de Geografia no Ensino Médio é explorada por meio de entrevistas e relato de professores que atuam ou já atuaram com essa disciplina nesse modelo pedagógico.
Título em inglês
The discipline of geography in the context of Waldorf schools high school
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Geography
High school
Waldorf pedagogy
Resumo em inglês
This work has as its main object of investigation the particularities that characterize Waldorf Pedagogy to, then, analyze the way they are carried out in the teaching of the discipline of Geography throughout the years of High School. With this intent, this research begins with a historical rescue that situates the creation of Waldorf Education in 1919 by the Austrian Rudolf Steiner (1861-1925) in a context of intense social, scientific, philosophical and pedagogical transformations and revolutions, and then seeks to understand the coming of this pedagogical system to Brazil in the 1950s and further expansion from the 1990s. Then, the investigation continues with the exploration of some of the main elements that characterize Waldorf Education from the analysis of teaching through age groups - the so-called seven-years stages -; the search for a comprehensive education of the student from the spheres of thinking, feeling and wanting; and the curriculum design that underlies pedagogy. In a third moment, the discipline of Geography within Waldorf Pedagogy is studied by means of curricular and methodological indications, especially in the years of High School, and how it fits into a model of science class of this pedagogical system. Finally, the way in which theory and practice about Waldorf Pedagogy takes place through Geography classes in High School is explored through interviews and reports from teachers who work or have worked with this discipline in this pedagogical model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.