• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-24102023-181550
Documento
Autor
Nome completo
Monica Cabral Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini (Presidente)
Garcia, Bianca Rigamonti Valeiro
Souza, Elizeu Clementino de
 
Título em português
História de formação profissional docente: contexto de Educação Infantil em uma escola internacional
Palavras-chave em português
Conhecimento de Professores
Desenvolvimento Profissional
Educação Infantil
Escolas Internacionais
Trajetórias de Formação Docente
Resumo em português
Esta dissertação tem por objetivo narrar como duas professoras que exercem a profissão na Educação Infantil em escolas internacionais, inicialmente sem formação específica para o trabalho com crianças pequenas e bem pequenas, dão significado às suas experiências formativas. O estudo busca compreender como essas professoras constroem seu conhecimento docente a partir do que pensam, de seu olhar para as crianças, de sua experiência, de seus vínculos de trabalho e de sua prática e não necessariamente do que aprenderam em sua formação inicial. Tratase de sujeitos que, por serem fluentes em língua inglesa, iniciaram a atuação na Educação Infantil em escolas internacionais sem ter a Licenciatura em Pedagogia. Nesse sentido, há uma peculiaridade em seu processo de desenvolvimento profissional, na medida em que começaram primeiramente pela experiência direta com as crianças, e essa experiência as instigou a, em dois percursos bastante distintos, buscar formação que lhes propiciasse qualificação profissional. Interessanos, nesta dissertação, compreender o que levou as professoras a procurarem pela docência e narrar a singularidade de seus percursos formativos.
 
Título em inglês
History of teacher professional education in the context of Early Childhood Education in an international school
Palavras-chave em inglês
Early Childhood Education
International Schools
Professional Development
Teacher Education Trajectories
Teacher Knowledge
Resumo em inglês
This dissertation aims to narrate the histories of two early childhood education teachers who work in international schools. Both teachers began teaching children and very young children initially without specific education to work with this age group. Within this context, this dissertation attempts to interpret how both teachers assign meaning to their formative experiences. The study seeks to understand how these teachers build their teaching knowledge from their direct observation of children, from their experience, from their ties and relations with their working conditions and from their practice and not necessarily from what they learned in their initial education to become professional teachers. These are subjects who, because they are fluent in English, started working in Early Childhood Education in international schools without having a degree in Pedagogy. In this sense, there is a peculiarity in their professional development process insofar as they first they had direct experience with the children, and then this experience instigated them, in two very different paths, to seek further education that would provide them with professional qualification. In this dissertation, we are interested in understanding what led these teachers to embrace their own profession and to narrate the singularities of their formative paths.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-10-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.