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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-24012024-153646
Documento
Autor
Nome completo
Milena Pedroso Ruella Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Gallego, Rita de Cassia (Presidente)
Pinazza, Monica Appezzato
Ribeiro, Bruna
Serrão, Celia Regina Batista
Souza, Elizeu Clementino de
 
Título em português
Avaliação na/da Educação Infantil paulistana: uma análise de narrativas de professoras
Palavras-chave em português
Autoavaliação institucional participativa
Documentação pedagógica
Formação docente
Indicadores de Qualidade
Registros
Resumo em português
Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado, a qual investigou duas instâncias da avaliação na educação infantil que ocorrem na rede municipal de São Paulo, denominadas no estudo como institucional e pedagógica, por meio da abordagem metodológica das narrativas (auto)biográficas de professoras. A opção metodológica justifica-se pelo fato de que estas proposições se destinam expressivamente às professoras e, desse modo, por meio das narrativas, buscou-se valorizar, conhecer e analisar as relações entre suas experiências, saberes e trajetórias diante das questões relativas à avaliação. Entende-se as duas instâncias da avaliação por: a) Institucional: a autoavaliação institucional participativa (AIP) - Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (IQs São Paulo, 2015) - realizada pela comunidade escolar com fins de verificar e melhorar a qualidade do atendimento prestado à primeira infância, e b) Pedagógica: a elaboração da documentação pedagógica para o acompanhamento do percurso educativo das crianças na escola, reflexão e replanejamento do trabalho docente e comunicação à comunidade sobre o cotidiano e aprendizagem das crianças. Para realização da pesquisa, foram consultados documentos curriculares e legislações que tratam da avaliação para a educação infantil em âmbito federal e municipal, no período de 1996 a 2019, nas dimensões pedagógica e institucional. Também foi realizado o levantamento de produções acadêmicas sobre o tema da pesquisa, bem como a leitura de fontes bibliográficas que conceituam o tema deste estudo: documentação pedagógica (cujos pilares são a escuta, a observação, o registro e a reflexão) e a implementação da avaliação institucional no contexto paulistano. As fontes nucleares consistiram nas narrativas de seis docentes da educação infantil da rede municipal de São Paulo, em Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Infantil da rede direta, para compartilhar as suas experiências profissionais que expressam incorporações das proposições em avaliação pedagógica e institucional, com destaque às dimensões dos Indicadores de Qualidade participação, escuta e autoria dos bebês e crianças e relações étnico-raciais e de gênero. As narrativas foram evidenciadas por meio de relatos escritos e orais que tiveram os objetivos de expressar, sistematizar, teorizar essas experiências e analisar os registros que compõem suas práticas avaliativas, dentre os quais foram compartilhados: cartas de intenções, portfólios, relatórios e diários de bordo. Destacam-se das categorias de análise os desafios e potencialidades da avaliação pedagógica e institucional, evidenciadas pelas narrativas das professoras. Concluiu-se que as práticas avaliativas adotadas pela rede municipal de ensino são coerentes com os princípios da Pedagogia da infância e com as proposições federais e se faz necessário investir em formação para a ressignificação das práticas pedagógicas na educação infantil e para a cultura de avaliação institucional participativa. Também conclui-se que a participação dos bebês e das crianças no cotidiano e nas decisões da escola precisa se efetivar como práticas de toda rede e que as devolutivas e o acompanhamento dos planos de ação das escolas devem ser feitos pelas instâncias superiores a elas, diretorias regionais de educação e secretaria municipal de educação.
 
Título em inglês
Evaluation in/of Early Childhood Education in São Paulo: an analysis of teachers' narratives
Palavras-chave em inglês
Participatory institutional self-assessment
Pedagogical documentation
Quality Indicators
Records
Teacher training
Resumo em inglês
This thesis presents the results of the doctoral research, which investigated two instances of evaluation in early childhood education that occur in the municipal network of São Paulo, named in the study as institutional and pedagogical, through the methodological approach of the (auto)biographical narratives of teachers. The methodological option is justified by the fact that these propositions are expressively intended for teachers and, thus, through the narratives, we sought to value, know and analyze the relationships between their experiences, knowledge and trajectories in the face of questions related to the evaluation. The two instances of evaluation are understood as: a) Institutional: participatory institutional selfassessment - Quality Indicators of early childhood education in São Paulo city (São Paulo, 2015) - carried out by the school community in order to verify and improve the quality of care provided to early childhood, and b) Pedagogical: the preparation of pedagogical documentation for monitoring the educational path of children at school, reflection and replanning of teaching work and communication to the community about the daily life and learning of children. To carry out the research, curriculum documents and legislation dealing with evaluation for early childhood education at the federal and municipal levels, in the pedagogical and institutional dimensions, from 1996 to 2019, were consulted. A survey of academic productions on the research theme was also carried out, as well as the reading of bibliographic sources that conceptualize the theme of this study: pedagogical documentation (whose pillars are listening, observation, recording and reflection) and the implementation of institutional evaluation in the São Paulo city context. The nuclear sources consisted of the narrative of a group of six teachers who teach in early childhood education in the municipal network of São Paulo city, in CEIs (Early Childhood Centers) and EMEIs (Municipal Children Education Schools) of the direct network, was invited to share their professional experiences that express incorporations of propositions in pedagogical and institutional evaluation, with emphasis on the dimensions of the IQs (Quality Indicators) participation, listening and authorship of babies and children and ethnic-racial and gender relations. The narratives were evidenced through written and oral reports that aimed to express, systematize, theorize these experiences and analyze the records that make up their evaluative practices, among which were shared: letters of intent, portfolios, reports and logbooks. From the categories of analysis, the challenges and potentialities of pedagogical and institutional evaluation stand out, as evidenced by the teachers' narratives. It was concluded that the evaluative practices adopted by RME (Municipal Education Net) are consistent with the principles of childhood Pedagogy and with federal propositions and it is necessary to invest in training for the re-signification of pedagogical practices in early childhood education and for the culture of participatory institutional evaluation. It is also concluded that the participation of babies and children in everyday life and in school decisions needs to be implemented as practices of the entire network and that the feedback and monitoring of the schools' action plans must be done by the higher bodies, DREs (Regional Directorate of Education) and SME (Municipal Departmente of Education).
 
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Data de Publicação
2024-01-31
 
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