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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-23022023-114555
Documento
Autor
Nome completo
Solange de Araújo Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Galian, Claudia Valentina Assumpção (Presidente)
Andrade, Carolina Romano de
Sanches, Maria Cecília
Título em português
A dança nos documentos curriculares federais: os anos finais do Ensino Fundamental nos PCN e na BNCC
Palavras-chave em português
Arte
Conhecimento escolar
Currículo
Dança
Educação básica
Resumo em português
Esta pesquisa analisa em que medida e em quais bases se estabelecem diálogos entre documentos curriculares prescritos pelo governo federal para o ensino de dança no componente curricular de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental. Valendo-se de uma revisão de literatura sobre a dança no ensino escolar (2005 a 2020) que trouxe dados relevantes para a investigação e revelou escassez de discussões curriculares referenciadas em teorias críticas do currículo, que fundamentam esta pesquisa , este estudo se alinhou aos que compreendem a dança como conhecimento curricular. Circunscrita na dimensão da prescrição do currículo em processo, a investigação ancora-se em aportes teóricos acerca da função social da escola; do conceito de currículo e suas dimensões; da concepção de poder do conhecimento; e do ensino da dança no contexto escolar. Como método, foi adotada a análise documental, com posterior desenvolvimento da análise de conteúdo das fontes documentos curriculares oficiais (PCN, segunda versão e versão homologada da BNCC). O intuito foi o de relacionar as prescrições elaboradas em dois momentos distintos, identificando aproximações e distanciamentos quanto às seleções de conhecimentos de dança a serem abordados no Ensino Fundamental, bem como às bases em que essas seleções foram feitas. Como achados de pesquisa, verificou-se que as aproximações e os distanciamentos apontados para a dança na disciplina de Arte nem sempre seguiram um fluxo de movimento unidirecional ao longo dos documentos, o que trouxe ao diálogo a discussão a respeito dos conceitos de permanência e mudança proposta por Bourdieu. Também foram observados aspectos da versão homologada da BNCC com expressiva divergência em relação aos encontrados nos documentos anteriores, como enfraquecimento da valorização do conhecimento e de suas áreas específicas; defesa da interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas e da aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências; falta de clareza textual, dificultando a compreensão de alguns de seus fundamentos; supressões de conteúdos importantes para o conhecimento de si e do mundo. Esses aspectos se destacaram como pontos de atenção e exigiram um panorama dos contextos sociopolíticos em que cada um dos documentos foi elaborado, o que levou a uma observação mais verticalizada da análise que o campo acadêmico vem fazendo acerca das intrincadas relações entre Estado, Educação e iniciativa privada no Brasil desde a década de 1990. Verificou-se, portanto, que a prescrição ou a falta dela de alguns conhecimentos de dança na versão homologada da BNCC em alguma medida dialoga com a tendência crescente, apontada pela literatura, de um alinhamento da Educação a pressupostos, funcionamentos e interesses de corporações financeiras, o que enfraquece não só o ensino e a dança como área de conhecimento, mas também a formação escolar dos estudantes, constituindo um distanciamento em relação ao entendimento de função social da escola, currículo e conhecimento escolar concebido por esta pesquisa.
Título em inglês
Dance in federal curriculum documents: the final years of Elementary School in the PCN and BNCC
Palavras-chave em inglês
Art
Curriculum
Dance
Elementary School
School Knowledge
Resumo em inglês
This research analyzes to what extent and on which basis dialogues can be established within curriculum documents prescribed by the federal government for dance teaching in the Art curriculum component in the final years of Elementary School. Based on a literature review about dance in school education (2005 to 2020) which brought relevant data to the investigation and revealed a scarcity of curricular discussions referenced by critical curriculum theories, which underlie this research this study is aligned with those who frame dance as curricular knowledge. Within the prescribed curriculum, one of the dimensions of the curriculum-in-process, the research is anchored on theoretical insights such as the social function of the school, the concept of curriculum and its dimensions, the concept of the power of knowledge, and the teaching of dance in the school context. The method used was document analysis, with subsequent content analysis of the sources official curriculum documents (PCN, second version, and homologated version of the BNCC). The aim was to relate the prescriptions elaborated in two different moments, identifying approximations and distances regarding the selections of dance knowledge addressed in Elementary School, as well as the basis on which these selections were made. As research findings, it was verified that the approximations and distances pointed out for the dance in the teaching of Art did not always follow a unidirectional flow throughout the documents, which brought the discussion about the concepts of permanence and change proposed by Bourdieu. Aspects of the approved version of the BNCC showed significant divergence from those found in previous documents, such as the weakening of the appreciation of knowledge and its specific areas; defense of interdisciplinarity between artistic languages and learning through the development of competencies; lack of textual clarity, making it difficult to understand some of its foundations; deletion of important content for the knowledge of self and the world. These aspects stood out as points of attention and required a panorama of the sociopolitical contexts in which each of the documents was developed, which led to a more vertical observation of the inquiry that the academic field has been producing about the intricate relations between the State, Education and private initiative in Brazil since the 1990s. It was verified, therefore, that the prescription or lack thereof of some dance knowledge in the approved version of the BNCC to some extent dialogues with the growing trend, pointed out by the literature, of an alignment of education to the assumptions and interests of financial corporations. This weakens not only the teaching and dance as a knowledge area but also the school education of students, constituting a distance concerning the understanding of the social function of school, curriculum and school knowledge conceived by this research.
 
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Data de Publicação
2023-02-23
 
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