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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-22082023-090624
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio Braz de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Galian, Claudia Valentina Assumpção (Presidente)
Aquino, Thais Lobosque
Duarte, Newton
Nassif, Silvia Cordeiro
Sampaio, Maria das Mercês Ferreira
Título em português
Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista
Palavras-chave em português
Conhecimento escolar
Conhecimento poderoso
Currículo
Discurso pedagógico
Educação musical
Resumo em português
Esta pesquisa de Doutorado visa mapear as concepções em torno do conhecimento musical escolar mais frequentemente reivindicadas no campo da educação musical brasileira. A análise documental incide sobre um conjunto diversificado de documentos que, selecionados num recorte temporal de oito anos (2013-2020), expressam as percepções dos profissionais do campo: de um lado, pareceres, notas públicas e boletins emitidos por coletivos acadêmicos e profissionais acerca de políticas curriculares recentes; adicionalmente, artigos científicos publicados em fóruns de extrema relevância no âmbito da educação musical no país. Tais documentos foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista apreender as suas proposições mais comuns em torno de tópicos tais como conhecimento escolar, currículo escolar e conteúdos musicais. O referencial teórico da pesquisa se vale, sobretudo, de alguns conceitos centrais da teoria de Basil Bernstein, tais como classificação, enquadramento, e as dinâmicas entre o discurso instrucional e o discurso regulador na composição do discurso pedagógico. A construção de categorias analíticas, sem possuir quaisquer pretensões de generalização, visa tão somente identificar certas ênfases, tendências e movimentos perceptíveis nas discussões do campo. Nesse sentido, uma significativa indiferenciação entre diferentes tipos de conhecimento e distintas maneiras de aprender parece ser traço relevante apontado pelos dados, assim como a intensa busca por certos benefícios extramusicais: pelo desenvolvimento de atributos, valores e disposições que, descolados das especificidades da disciplina, voltam-se à formação e à emancipação de seres humanos. Ao mesmo tempo, a sugestão de que o desenvolvimento musical se assenta sobre uma relação complementar entre aspectos de ordem intelectual / cognitiva e de ordem mais sensível / afetiva é um traço igualmente marcante nos dados, o qual pode contribuir para a compreensão da dinâmica de recontextualização de conhecimentos artísticos; em outros termos, pode jogar luz sobre a comunicação pedagógica no âmbito daquilo que Bernstein denominou campos de estrutura horizontal.
Título em inglês
School musical knowledge beyond human development: contributions from the social-realist perspective
Palavras-chave em inglês
Curriculum
Music education
Pedagogic discourse
Powerful knowledge
School knowledge
Resumo em inglês
This Doctoral research aims to identify the conceptions of school musical knowledge most commonly reclaimed by the actors within the Brazilian music education field. The document analysis focuses on a diverse set of documents which, selected over an eight-year period (2013- 2020), may provide the perceptions of field professionals: on the one hand, critical reviews, public reports, and motions issued by academic and professional associations through which they comment on and criticize recent curriculum policies; additionally, scientific papers published in extremely relevant forums within the scope of music education in the country. Using content analysis, we analyse this set of documents so as to grasp their most common definitions and propositions around topics such as school knowledge, school curriculum, and musical contents. The theoretical framework draws on some of Bernsteins central concepts including classification, framing, and the dynamics between instructional and regulative discourses in the composition of pedagogic discourse. The construction of analytical categories, far from intending to draw generalisations, only aims to identify certain emphases, trends, and perceptible movements in the discussions carried out in the field. The prevalent dedifferentiation between different knowledge types and learning experiences seems to be a relevant trait pointed out by the data, as well as the intense search for some extramusical benefits: the development of a set of attributes and dispositions that, detached from the specificities of the school subject itself, are primarily aimed at the emancipation of human beings. In parallel, the suggestion that musical development rests on a complementary relationship between intellectual / cognitive and more sensitive / affective aspects is an equally pronounced trait in the data, which can contribute to the understanding of the dynamics of recontextualisation of artistic knowledge; in other words, it can shed light on pedagogic communication within what Bernstein called horizontally structured fields.
 
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Data de Publicação
2023-08-22
 
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