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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-19022024-103318
Documento
Autor
Nome completo
Tiago Rufino Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Almeida, Maria Isabel de (Presidente)
Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Nunes, Cesar Aparecido
Polli, José Renato
Rios, Terezinha Azerêdo
 
Título em português
Práxis pedagógica, escola e democracia: uma fundamentação comunicativo-dialógica do ato educativo com base em Paulo Freire e Jürgen Habermas
Palavras-chave em português
Ação e prática pedagógica
Democracia radical
Jürgen Habermas
Paulo Freire
Pedagogia crítica
Resumo em português
Com uma proposta teórica e com fundamento na Teoria e na Pedagogia Crítica, esta pesquisa se propõe a investigar a relação dialética entre a ação pedagógica escolar, entendida como práxis dialógica criticamente constituída, e os processos emancipatórios vinculados à democratização social. Tal esforço é empreendido pela proposição de uma aproximação entre a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas (1983, 1992, 1999, 2020) e a perspectiva dialógica de Paulo Freire (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), com assunção de uma posição no âmbito da tradição crítica em seu sentido amplo. Ao buscar pelos fundamentos da ação com base na linguagem, nossa proposição caminha no sentido de considerar o papel da interação intersubjetiva como elemento constitutivo de todo ato educativo, estabelecendo-se, assim, uma homologia entre as interações na esfera escolar e as interações na esfera pública, com base no diálogo e na comunicação como eixos emancipatórios. Como problema de pesquisa, a partir da articulação entre os autores mencionados, indagamos a respeito de quais são as relações epistemológicas e sociais entre a práxis pedagógica escolar, entendida como ação orientada pelas interações entre ensino-aprendizagem, e a democratização social, formulando como objetivo geral compreender a constituição dessas relações em um nível teórico de justificação racional e sociopolítica. Como resultado, alcançamos a compreensão de que a práxis pedagógica ocorrida na escola pode resultar ressignificada quando se vincula, baseada em uma teoria dialógica e comunicativa, a efetivos processos de democratização e justiça política, consistindo em um tipo de razão emancipatória de caráter prático.
 
Título em inglês
Pedagogical praxis, school and democracy: a communicativedialogical foundation of the educational act based on Paulo Freire and Jürgen Habermas
Palavras-chave em inglês
Critical pedagogy
Jürgen Habermas
Paulo Freire
Pedagogical action and practice
Radical democracy
Resumo em inglês
With a theoretical proposal based on Critical Theory and Pedagogy, this research aims to investigate the dialectical relationship between school pedagogical action, understood as a critically constituted dialogical praxis, and the emancipatory processes linked to social democratization. This effort is undertaken by proposing an approximation between Jürgen Habermas's theory of communicative action (1983, 1992, 1999, 2020) and Paulo Freire's dialogical perspective (1980, 1982, 1993, 2006b, 2019), with the assumption of a position within the critical tradition in its broadest sense. In searching for the foundations of action based on language, our proposition moves towards considering the role of intersubjective interaction as a constitutive element of every educational act, thus establishing a homology between interactions in the school sphere and interactions in the public sphere, based on dialogue and communication as emancipatory axes. As a research problem, based on the articulation between the mentioned authors, we enquire about what are the epistemological and social relationships between school pedagogical praxis, understood as an action guided by interactions between teaching-learning, and social democratization, formulating as a general objective to understand the constitution of these relationships at a theoretical level of rational and sociopolitical justification. As a result, we reached the understanding that the pedagogical praxis that takes place at school can result in a new meaning (resignification) when it is linked, based on a dialogical and communicative theory, to effective processes of democratization and political justice, consisting of a type of emancipatory reason of a practical nature.
 
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Data de Publicação
2024-03-05
 
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