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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-19012023-110117
Documento
Autor
Nome completo
Julia Tomchinsky
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Arroio, Agnaldo (Presidente)
Bianco, Andre Amaral Gonçalves
Caravela, Gabriela Borges Martins
Gobbi, Marcia Aparecida
Viana, Joana Andreia Domingues
Título em português
Competências midiáticas docentes: um serviço de pesquisa e aprendizagem com professores(as) da educação infantil de Manaus
Palavras-chave em português
Competências midiáticas
Educação infantil
Formação de professores
Letramento científico
Letramento midiático
Resumo em português
Este trabalho busca investigar de que forma as experiências formativas e as diretrizes curriculares interferem nas competências midiáticas de docentes para o desenvolvimento de práticas não presenciais que contribuam para o letramento científico na educação infantil. Foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica a fim de se compreender as orientações curriculares nacional e manauara para a abordagem da mídia e da ciência na primeira infância. O estudo também contemplou um serviço de pesquisa e aprendizagem comunitária, o qual foi concebido, implementado e avaliado em parceria com 27 professores(as) da Rede Municipal de Educação de Manaus. O levantamento de dados contou com a realização de dez entrevistas semiestruturadas junto às lideranças da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, do CMEI Fernando Trigueiro e da Sesame Workshop. Além disso, foram aplicados três formulários para se conhecer as competências midiáticas dos(as) professores(as) antes, durante e após a conclusão do serviço de pesquisa e aprendizagem comunitária. Também ocorreram oito grupos focais, nos quais os(as) docentes analisaram episódios da série Vila Sésamo Pequenas Aventureiras e, a partir desse exercício, conceberam, produziram e avaliaram 21 novos audiovisuais. Tais mídias foram distribuídas através do canal de Youtube da Caravana de Educação Infantil e do canal televisivo do Centro de Mídias do Amazonas, com o intuito de envolver as crianças em práticas pedagógicas remotas ao longo do segundo semestre de 2021. Os resultados revelam que a participação na pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de competências midiáticas entre os(as) docentes participantes, bem como para entender as mudanças ocorridas nos campos da comunicação e da educação nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, ao se conhecer mais sobre as trajetórias formativas e sobre as orientações curriculares oficiais, ficou evidente a necessidade de se investir em formação para ampliar os referenciais dos(as) professores(as) sobre letramento científico e mídia em favor de práticas que contribuam para uma leitura crítica do mundo junto às crianças. O estudo demonstra que os audiovisuais podem ser recursos valiosos para criar ecossistemas de comunicação e aprendizagem, envolvendo escolas e famílias, e motivar as crianças a explorar e investigar algumas das curiosidades científicas que atravessam suas experiências cotidianas. Tais colocações vêm a confirmar a ideia de que, além da escola, as mídias podem desempenhar um papel relevante no letramento científico das crianças.
Título em inglês
Teachers' media skills: a research and learning service with early childhood education teachers in Manaus
Palavras-chave em inglês
Childhood education
Media literacy
Media skills
Scientific literacy
Teacher training
Resumo em inglês
This study investigates the role played by curricular guidelines and training programs in the development of teachers media skills and their engagement in remote practices that contribute to scientific literacy in Early Childhood Education. A desk review and bibliographic research was carried out to understand the approach to media and science adopted by the early childhoods curricular guidelines national and Manauara. The study also included a community survey and a capacity-building component, which was designed, implemented and evaluated in partnership with 27 teachers from Manaus Municipal Education system. The data collection included ten semi-structured interviews with the leaders from the Municipal Education Department of Manaus, from the school CMEI Fernando Trigueiro and from Sesame Workshop. In addition, three questionnaires were applied to evaluate teachers media skills before, during, and after the completion of the survey and the capacity-building. There were also eight focus groups, in which the teachers analyzed episodes of the series Sesame Street Little Adventurers and based on this exercise conceived, produced and evaluated 21 new audiovisuals. The episodes were distributed through the Youtube channel of the Infant Education Caravan and the television channel of the Centro de Mídias do Amazonas, with the aim of involving children in remote pedagogical practices during the second half of 2021. The results indicate that the participation in the research contributed to the development of media skills amongst the teacher-participants, as well as to their understanding of the changes that have taken place in the fields of communication and education in recent decades. At the same time, as we learned about training trajectories and official curricular guidelines, it became evident the need to invest in training to expand teachers' references on scientific literacy and media in favor of practices that contribute to a critical reading of the world with children. Ultimately, the study demonstrates that audiovisuals can be valuable resources for the creation of communication and learning ecosystems, involving schools and families, and encouraging children to explore and investigate some of the scientific curiosities that cross their everyday experiences. Such findings corroborate the idea that, in addition to school, the media can play a relevant role in children's scientific literacy.
 
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Data de Publicação
2023-01-30
 
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