• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18032022-170325
Document
Auteur
Nom complet
Vitor Machado Giberti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Amaral, Joao Alberto Arantes do (Président)
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Püschel, Vilanice Alves de Araujo
Titre en portugais
Os desafios do ensino-aprendizagem do pensamento crítico
Mots-clés en portugais
Contexto escolar
Ensino-aprendizagem
Formação docente
Pensamento crítico
Prática docente
Resumé en portugais
O debate internacional sobre o pensamento crítico aponta-o como um elemento fundamental na educação. No entanto, as pesquisas indicam que mesmo nos países cujos cenários educacionais atribuem-lhe um espaço de destaque, o pensamento crítico dos alunos não é desenvolvido de forma satisfatória. No Brasil o discurso pedagógico prevalecente não prioriza o ensinoaprendizagem do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa analisa a perspectiva docente acerca dos desafios do ensino-aprendizagem do pensamento crítico através de um questionário preenchido por 43 professores dos Ensinos Fundamental II e Médio na cidade de São Paulo. A partir das respostas ao questionário, identificamos 17 desafios relativos à formação dos professores, à prática docente e ao contexto escolar e concluímos que as deficiências na formação dos professores e as barreiras impostas pelo contexto escolar refletemse na prática docente e prejudicam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.
Titre en anglais
The challenges of teaching and learning critical thinking
Mots-clés en anglais
Critical thinking
School setting
Teacher formation
Teacher practice
Teaching and learning
Resumé en anglais
The international debate about critical thinking demonstrates that critical thinking has a key role in education. Nonetheless, research in the field indicates that even in countries wherein the educational scenario values critical thinking, the development of students critical thinking is not effective. In Brazil, the prevailing pedagogical discourse does not prioritize the teaching and learning of critical thinking. Therefore, this research analyses teachers perspective regarding the challenges of teaching and learning critical thinking through a questionnaire filled by 43 teachers from lower and upper secondary education in the city of São Paulo, Brazil. The answers to the questionnaires allowed us to identify 17 challenges related to teacher formation, teacher practice and school setting. We conclude that the deficiencies in teacher formation and the barriers imposed by school setting impact teachers practice and hinder the development of students critical thinking.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-03-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.