• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18032022-170325
Documento
Autor
Nombre completo
Vitor Machado Giberti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Amaral, Joao Alberto Arantes do (Presidente)
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Püschel, Vilanice Alves de Araujo
Título en portugués
Os desafios do ensino-aprendizagem do pensamento crítico
Palabras clave en portugués
Contexto escolar
Ensino-aprendizagem
Formação docente
Pensamento crítico
Prática docente
Resumen en portugués
O debate internacional sobre o pensamento crítico aponta-o como um elemento fundamental na educação. No entanto, as pesquisas indicam que mesmo nos países cujos cenários educacionais atribuem-lhe um espaço de destaque, o pensamento crítico dos alunos não é desenvolvido de forma satisfatória. No Brasil o discurso pedagógico prevalecente não prioriza o ensinoaprendizagem do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa analisa a perspectiva docente acerca dos desafios do ensino-aprendizagem do pensamento crítico através de um questionário preenchido por 43 professores dos Ensinos Fundamental II e Médio na cidade de São Paulo. A partir das respostas ao questionário, identificamos 17 desafios relativos à formação dos professores, à prática docente e ao contexto escolar e concluímos que as deficiências na formação dos professores e as barreiras impostas pelo contexto escolar refletemse na prática docente e prejudicam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.
Título en inglés
The challenges of teaching and learning critical thinking
Palabras clave en inglés
Critical thinking
School setting
Teacher formation
Teacher practice
Teaching and learning
Resumen en inglés
The international debate about critical thinking demonstrates that critical thinking has a key role in education. Nonetheless, research in the field indicates that even in countries wherein the educational scenario values critical thinking, the development of students critical thinking is not effective. In Brazil, the prevailing pedagogical discourse does not prioritize the teaching and learning of critical thinking. Therefore, this research analyses teachers perspective regarding the challenges of teaching and learning critical thinking through a questionnaire filled by 43 teachers from lower and upper secondary education in the city of São Paulo, Brazil. The answers to the questionnaires allowed us to identify 17 challenges related to teacher formation, teacher practice and school setting. We conclude that the deficiencies in teacher formation and the barriers imposed by school setting impact teachers practice and hinder the development of students critical thinking.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-03-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.