• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-125250
Document
Auteur
Nom complet
Flávia Souza de Siqueira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Arroio, Agnaldo (Président)
Czeszak, Wanderlucy Angelica Alves Correa
Marson, Guilherme Andrade
Titre en portugais
Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
Mots-clés en portugais
Desinformação
Educação básica
Fake news
Letramento midiático
Negacionismo
Resumé en portugais
Com o objetivo de entender como abordar os temas fake news e negacionismo científico com estudantes da educação básica, esta pesquisa acompanhou a implementação de uma disciplina eletiva sobre esses assuntos em uma escola estadual na cidade de São Paulo ao longo de 2021 no contexto, portanto, da pandemia de covid-19 e do ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada associou elementos da pesquisa-ação e do estudo de caso, com a realização de intervenções, entrevistas e análise de registros. O referencial teórico combina discussões e abordagens das áreas de Educação, Comunicação, Sociologia e Linguagens, com destaque para manuais e publicações da Unesco sobre Letramento Midiático e Informacional (LMI), usados também como base para a estruturação dos conteúdos e debates da disciplina eletiva pelo grupo de professores envolvidos. A análise, que teve como foco os processos de formação e colaboração do grupo docente no contexto da disciplina eletiva, mostrou ser possível a articulação de um grupo multidisciplinar de professores (em serviço e em formação inicial) de forma a combinar a análise da estrutura/discurso das fake news com a mobilização de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas na escola. Essa articulação interdisciplinar, em conjunto com o estabelecimento de objetivos de leitura neste caso, voltados à classificação do conteúdo estudado em categorias mais específicas da ecologia da desinformação , mostrou-se um caminho possível para estruturar os conteúdos e aulas da disciplina. Construiu-se, assim, uma experiência cooperativa e colaborativa em que foram testadas possibilidades para dar conta da complexidade dos temas propostos.
Titre en anglais
Pedagogical practices in a course on fake news in basic education: possibilities and challenges in the context of the covid-19 pandemic
Mots-clés en anglais
Basic education
Denialism
Disinformation
Fake news
Media literacy
Resumé en anglais
In order to understand how to debate fake news and scientific denialism with basic education students, this research monitored the implementation of an optional course on these subjects in a public school in the city of São Paulo throughout 2021 in the context of the covid-19 pandemic and emergency remote teaching. The methodology associated elements of action research and case study, with interventions, interviews, and analysis of records. The theoretical framework combines discussions and approaches from the areas of Education, Communication, Sociology, and Languages, with emphasis on Unesco manuals and publications on Media and Information Literacy (MIL), also used as a basis for structuring the contents and debates in the optional course by the group of teachers involved. The analysis, which focused on the processes of training and collaboration of the teaching group in the context of the elective course, revealed that it is possible to articulate a multidisciplinary group of teachers (in service and in initial training) in order to combine the analysis of the structure/discourse of fake news with the mobilization of knowledge discussed in other school subjects. This interdisciplinary articulation, together with the use of reading goals in this case, aimed at classifying examples of fake news into more specific categories of the disinformation-misinformation ecology was considered a viable method to structure the contents and classes of the optional course. It was a cooperative and collaborative experience, in which possibilities to deal with the complexity of the matter were tested.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.