• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-101804
Document
Auteur
Nom complet
Acainã Luiz de Azevedo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Lopes, Katia Maria Abud (Président)
Glezer, Raquel
Reis, Aaron Sena Cerqueira
Titre en portugais
Quando a Pedagogia e a História se encontram: contribuições para a formação em ensino de História nos cursos de Pedagogia
Mots-clés en portugais
Currículo
Ensino de história
Formação de professores
Pedagogia
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais saberes relativos ao ensino de História estão presentes nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais do estado de São Paulo. Por meio de uma abordagem qualitativa de Teoria Fundamentada em Dados (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), foram analisados os documentos escritos que constituem os marcos normativos dos cursos, a documentação pedagógica (projetos, matrizes, ementas e programas) entendida como os currículos prescritos por estas instituições (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), e transcrições de entrevistas semi-estruturadas (Guazi, 2021), para compreender como historiadores e historiadores atuando como docentesformadores no ensino superior moldam os currículos que apresentam aos licenciandos. Foram considerados como pressupostos para a investigação as discussões sobre a natureza, objetivos e identidade dos cursos de Pedagogia ao longo de sua trajetória-histórica (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) e os conceitos de saberes docentes (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), educação histórica, consciência histórica e Didática da História (Rusen, 2007; Lee, 2006). A partir das análises, concluímos que os currículos prescritos mantêm fragilidades apontadas em outras pesquisas (Rosa, 2019; Silva, 2017), concedendo pouco tempo de dedicação e sugerindo poucos objetivos formativos específicos para a formação em ensino de História. Também foi possível observar que os docentes-formadores contam com autonomia para elaboração de seus currículos, utilizando estratégias de seleção baseadas nos saberes práticos construídos ao longo de suas trajetórias histórico-profissionais, em especial em seu engajamento com causas sociais e políticas, inclusive resistindo à implementação de políticas educacionais consideradas por eles como ilegítimas.
Titre en anglais
When Pedagogy and History meet: contributions to the initial training of History teaching in Pedagogy Courses.
Mots-clés en anglais
Curriculum
History teaching
Pedagogy
Teacher training
Resumé en anglais
This research aimed to understand which knowledge related to History teaching is discussed in the Pedagogy Teacher training courses of federal universities in the state of São Paulo. Through a qualitative approach of Grounded Theory (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), the written documents that constitute the normative framework of the courses, the pedagogical documentation (projects, matrices, menus and programs) were analyzed as the curriculum-asprescribed by these institutions (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), and transcripts of semistructured interviews (Guazi, 2021), to understand how historians acting as teacher-trainers in higher education shape the curricula they present to graduates. The starting point was the discussions about the nature, objectives and identity of Pedagogy courses along their historical trajectory (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) and the concepts of teaching knowledge (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), historical education, historical awareness and History Didactics (Rusen, 2007; Lee, 2006). Based on the analyses, we conclude that the prescribed curricula maintain weaknesses identified in other studies (Rosa, 2019; Silva, 2017), granting little time to History teaching training and suggesting few specific formative objectives for this subject. It was also possible to observe that the teacher-trainers have autonomy to prepare their curricula, using selection strategies based on practical knowledge built throughout their historical-professional trajectories, especially in their engagement with social and political causes, including resisting the implementation of educational policies considered by them as illegitimate.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.