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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-101804
Documento
Autor
Nome completo
Acainã Luiz de Azevedo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Katia Maria Abud (Presidente)
Glezer, Raquel
Reis, Aaron Sena Cerqueira
Título em português
Quando a Pedagogia e a História se encontram: contribuições para a formação em ensino de História nos cursos de Pedagogia
Palavras-chave em português
Currículo
Ensino de história
Formação de professores
Pedagogia
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais saberes relativos ao ensino de História estão presentes nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais do estado de São Paulo. Por meio de uma abordagem qualitativa de Teoria Fundamentada em Dados (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), foram analisados os documentos escritos que constituem os marcos normativos dos cursos, a documentação pedagógica (projetos, matrizes, ementas e programas) entendida como os currículos prescritos por estas instituições (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), e transcrições de entrevistas semi-estruturadas (Guazi, 2021), para compreender como historiadores e historiadores atuando como docentesformadores no ensino superior moldam os currículos que apresentam aos licenciandos. Foram considerados como pressupostos para a investigação as discussões sobre a natureza, objetivos e identidade dos cursos de Pedagogia ao longo de sua trajetória-histórica (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) e os conceitos de saberes docentes (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), educação histórica, consciência histórica e Didática da História (Rusen, 2007; Lee, 2006). A partir das análises, concluímos que os currículos prescritos mantêm fragilidades apontadas em outras pesquisas (Rosa, 2019; Silva, 2017), concedendo pouco tempo de dedicação e sugerindo poucos objetivos formativos específicos para a formação em ensino de História. Também foi possível observar que os docentes-formadores contam com autonomia para elaboração de seus currículos, utilizando estratégias de seleção baseadas nos saberes práticos construídos ao longo de suas trajetórias histórico-profissionais, em especial em seu engajamento com causas sociais e políticas, inclusive resistindo à implementação de políticas educacionais consideradas por eles como ilegítimas.
Título em inglês
When Pedagogy and History meet: contributions to the initial training of History teaching in Pedagogy Courses.
Palavras-chave em inglês
Curriculum
History teaching
Pedagogy
Teacher training
Resumo em inglês
This research aimed to understand which knowledge related to History teaching is discussed in the Pedagogy Teacher training courses of federal universities in the state of São Paulo. Through a qualitative approach of Grounded Theory (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), the written documents that constitute the normative framework of the courses, the pedagogical documentation (projects, matrices, menus and programs) were analyzed as the curriculum-asprescribed by these institutions (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), and transcripts of semistructured interviews (Guazi, 2021), to understand how historians acting as teacher-trainers in higher education shape the curricula they present to graduates. The starting point was the discussions about the nature, objectives and identity of Pedagogy courses along their historical trajectory (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) and the concepts of teaching knowledge (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), historical education, historical awareness and History Didactics (Rusen, 2007; Lee, 2006). Based on the analyses, we conclude that the prescribed curricula maintain weaknesses identified in other studies (Rosa, 2019; Silva, 2017), granting little time to History teaching training and suggesting few specific formative objectives for this subject. It was also possible to observe that the teacher-trainers have autonomy to prepare their curricula, using selection strategies based on practical knowledge built throughout their historical-professional trajectories, especially in their engagement with social and political causes, including resisting the implementation of educational policies considered by them as illegitimate.
 
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Data de Publicação
2023-01-26
 
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