• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-08122022-155944
Document
Auteur
Nom complet
Line Mayer
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Amaral, Joao Alberto Arantes do (Président)
Joly, Marcel
Onusic, Luciana Massaro
 
Titre en portugais
Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento docente
Educação Pública
Formação continuada
Melhoria contínua
Prática reflexiva
Resumé en portugais
A presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba.
 
Titre en anglais
Teacher development and continuous improvement: understanding the continuous professional development
Mots-clés en anglais
Continuous improvement
Continuous professional development
Public education
Reflective practice
Teacher education
Resumé en anglais
The present qualitative research deals with the continuing education of teachers throughout their career and focuses on the process of continuous improvement. The literature review dealt with models of continuing education presented in case studies that demonstrate the effectiveness of continuous improvement cycles for the success of teacher development. 10 public school teachers in Ubatuba were interviewed in order to identify patterns of behavior in relation to the continuous improvement process experienced by teachers during their career. In the results section, the following recurring themes were grouped: 1. Exchanging with peers is essential for teachers' learning; 2. Most learn from the mistakes and successes of their practice and from pupils voice; 3. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches; 4 Teachers do not have professional support to face their pedagogical difficulties; 5. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches to teaching and learning; 6. Professional support for teachers to face their greatest difficulties and to develop professionally is insufficient; 7. There is no formal evaluation of the pedagogical work; 8. Managers say they do not see an effective improvement in teaching practice; 9. Continuing training is not evaluated within a continuous improvement process; 10. The planning of continuing education is based on teaching needs. It was concluded that although teachers were transformed during their career, there is no continuous improvement process instituted within the continuing teacher education in public education in the city of Ubatuba.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LINE_MAYER.pdf (1.27 Mbytes)
Date de Publication
2022-12-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP.