• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-06092023-103305
Documento
Autor
Nombre completo
Raquel Aline Pereira de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Júnior, Wilson Alviano
Mourão, Ludmila Nunes
Título en portugués
Desafios e possibilidades do currículo cultural da Educação Física no triênio pandêmico
Palabras clave en portugués
Currículo cultural
Educação Física
Pandemia de COVID-19
Resumen en portugués
Tendo em vista as recentes demandas para a educação escolar, ocasionadas pela pandemia de COVID-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 (o novo coronavírus), que provocou inúmeras modificações no cotidiano escolar com o advento do ensino emergencial em seus formatos remoto (ERE) e híbrido (EHE), buscamos identificar os limites e possibilidades do trabalho educacional durante o período, realizado por professores que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física em escolas de São Paulo. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistiram no mapeamento e análise de vídeos e relatos de experiências, produzidos durante o período de isolamento social, e na etnografia do ensino híbrido, realizada junto a uma professora de Educação Física que se afirma culturalmente orientada. Buscando construir novos sentidos e questionamentos sobre o objeto, recorreu-se à netnografia das videoaulas produzidas durante o ERE e o EHE; a etnografia pós-crítica em uma escola municipal de São Paulo; análise dos registros docentes publicados durante o triênio pandêmico; e entrevistas narrativas com professoras/es alinhados à proposta. As análises indicam que, apesar das restrições impostas pela pandemia, as/os professoras/es atuantes do currículo cultural de Educação Física foram agenciadas/os pelos seus princípios ético-políticos e promoveram as cenas didáticas preconizadas por essa concepção de ensino. Os dados também evidenciam a apropriação de ferramentas virtuais, tanto nos ERE e EHE quanto no retorno às aulas presenciais. Para além da flexibilidade possibilitadora do cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, o currículo cultural em sua característica fluida e artistada se mostrou potente, no sentido de encontrar alternativas para a manutenção do contato pedagógico escola-estudantes. As visitas às escolas quanto ao retorno às aulas 100% presenciais, nos fizeram inferir uma rápida volta da rotina escolar à normalidade, ainda que o uso das tecnologias tenha ganhado espaço e validação como ferramenta pedagógica importante no cotidiano escolar.
Título en inglés
The teaching of Physical Education and the "new normal": Possibilities of the Cultural Curriculum
Palabras clave en inglés
COVID-19 pandemic
Cultural curriculum
Physical Education
Resumen en inglés
In view of the recent demands on school education, caused by the COVID-19 pandemic, a disease caused by the Sars-Cov-2 virus (the new coronavirus), which has caused numerous changes in everyday school life with the advent of emergency teaching in its remote (ERE) and hybrid (EHE) formats, we sought to identify the limits and possibilities of educational work during the period, carried out by teachers who claim to put the cultural curriculum of Physical Education into action in schools in São Paulo. The research's methodological procedures consisted of mapping and analyzing videos and experience reports produced during the period of social isolation, and the ethnography of hybrid teaching, carried out with a Physical Education teacher who claims to be culturally oriented. Seeking to construct new meanings and questions about the object, we used netnography of the video lessons produced during the ERE and EHE; post-critical ethnography in a municipal school in São Paulo; analysis of the teaching records published during the pandemic triennium; and narrative interviews with teachers aligned with the proposal. The analyses indicate that, despite the restrictions imposed by the pandemic, the teachers involved in the cultural Physical Education curriculum were influenced by its ethical-political principles and promoted the didactic scenes advocated by this concept of teaching. The data also shows the use of virtual tools, both in the ERE and EHE and when returning to face-to-face classes. In addition to the flexibility that makes it possible to comply with health safety protocols, the cultural curriculum, in its fluid and artistic nature, proved to be powerful in finding alternatives for maintaining school-student pedagogical contact. Visits to the schools regarding the return to 100% face-to-face classes led us to infer a rapid return to normality in the school routine, even though the use of technology has gained ground and been validated as an important teaching tool in everyday school life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.