• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04052023-111718
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Sisti Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Amaral, Joao Alberto Arantes do (Presidente)
Joly, Marcel
Lima, Valéria Sperduti
Título en portugués
Olimpíada Nacional em História do Brasil: uma análise das práticas de ensino eaprendizagem
Palabras clave en portugués
Ensino de história
Ensino-aprendizagem
Olimpíada Nacional em História do Brasil
Prática docente
Resumen en portugués
O debate sobre o ensino de história indica que a aprendizagem significativa ocorre quando o aluno é estimulado a adotar uma postura crítica frente ao objeto de conhecimento. Todavia, diferentes fatores limitam as práticas docentes da disciplina e fomentam um ensino factual e pouco problematizador. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), propõe atividades e dinâmicas amparadas em documentação histórica e incentiva o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, discussão e produção por parte dos alunos. Dessa forma, a presente pesquisa analisa as diferenças de metodologias e abordagens presentes nos encontros de orientação da ONHB para as aulas regulares de história, os benefícios à aprendizagem dos alunos que participam da competição acadêmica e os fatores que inviabilizam a adoção de práticas semelhantes à ONHB nas aulas regulares. Através de um questionário preenchido por 50 professores de história de diferentes regiões do país, que forneceram dados qualitativos e quantitativos, elencamos os principais diferenciais e benefícios do projeto.
Título en inglés
National Olympics in History of Brazil: an analysis of teaching and learning methods
Palabras clave en inglés
History teaching
Teacher practice, National Olympiad in History of Brazil
Teaching and learning
Teaching practice
Resumen en inglés
The debate on teaching history indicates that meaningful learning occurs when the student is encouraged to adopt a critical attitude towards the object of knowledge. However, different factors limit the teaching practices of the subject and encourage a factual teaching that does not pose any problems. The National Olympics in History of Brazil (ONHB), organized by the State University of Campinas (Unicamp), proposes activities and dynamics supported by historical documentation and encourages the development of research, discussion and production skills by students. Thus, this research analyzes the differences in methodologies and approaches present in ONHB orientation meetings for regular history classes, the benefits to the learning of students who participate in the academic competition and the factors that prevent the adoption of practices similar to the ONHB in regular classes. Through a questionnaire completed by 50 history teachers from different regions of the country, who provided qualitative and quantitative data, we listed the main differentials and benefits of the project.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.