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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-04052023-110427
Documento
Autor
Nome completo
Karina Annanias Teixeira Marcelino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Cacete, Nuria Hanglei (Presidente)
Dutra, André de Freitas
Sanches, Ana Lucia
Título em português
A política de formação de professores no Brasil: a rede UNICEU & a formação docente na cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação a distância
Formação de professores
Políticas públicas educacionais
UniCEU
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a Rede UniCEU, uma política pública educacional do município de São Paulo que entre outros objetivos, prima pela formação inicial e continuada de professores. A Rede das Universidades nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) foi projetada como uma política educacional de vanguarda durante o período da gestão do prefeito Fernando Haddad (2013-2016). Criada em 19 de junho de 2015 a partir da publicação do Decreto Municipal Nº 6.178, a UniCEU teve sua gênese associado ao processo de implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB no contexto da cidade de São Paulo o que consolidou a oferta de cursos gratuitos de graduação, licenciatura e pós-graduação na modalidade a distância. Assim sendo, nosso objetivo com esta pesquisa é refletir sobre os limites e as potencialidades da política de formação inicial de professores a partir da modalidade EaD. Buscamos refletir sobre como a UniCEU vem contribuindo para a formação inicial e continuada dos professores especialmente nas áreas periféricas da cidade. Deste modo, para contemplar a complexidade do nosso tema de pesquisa, tomamos como referência os materiais bibliográficos já produzidos sobre a temática da formação de professores, e sobre a modalidade EaD no Brasil. O recorte empírico de análise da pesquisa se restringe ao curso de pedagogia ofertado no polo UniCEU Cantos do Amanhecer em parceria com o Centro Universitário São Camilo. Por fim, para operacionalizar este trabalho adotamos como procedimento metodológico o empenho das técnicas da análise qualitativa com os sujeitos da pesquisa.
Título em inglês
Teacher training policy in Brazil: the UniCEU network & teacher training in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Distance education
Educational public policies
Teacher training
UniCEU
Resumo em inglês
This work aims to reflect on the UniCEU Network, an educational public policy in the city of São Paulo that, among other objectives, strives for initial and continued teacher training. The Network of Universities in Unified Educational Centers (UniCEU) was designed as a vanguard educational policy during the period of Mayor Fernando Haddad's administration (2013-2016). Created on June 19, 2015 from the publication of Municipal Decree No. 6,178, UniCEU had its genesis associated with the implementation process of the Open University of Brazil System - UAB in the context of the city of São Paulo, which consolidated the offer of free courses undergraduate, graduate and postgraduate courses in the distance modality. Therefore, our objective with this research is to reflect on the limits and potential of the initial teacher training policy based on the EaD modality. We seek to reflect on how UniCEU has been contributing to the initial and continued training of teachers, especially in the peripheral areas of the city. Thus, to contemplate the complexity of our research topic, we took as reference the bibliographic materials already produced on the subject of teacher education, and on the EaD modality in Brazil. The empirical analysis of the research is restricted to the pedagogy course offered at the UniCEU Cantos do Amanhecer pole in partnership with the Centro Universitário São Camilo. Finally, to operationalize this work, we adopted as a methodological procedure the commitment of qualitative analysis techniques with the research subjects.
 
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Data de Publicação
2023-05-04
 
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