• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-26112021-120649
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian (Président)
Campos, Maria Machado Malta
Formosinho, Julia de Fátima Domingues Basto Oliveira
Planillo, Alfredo Hoyuelos
Serrão, Celia Regina Batista
Titre en portugais
A escuta como matéria-prima das pedagogias participativas: a construção de saberes praxiológicos de uma pedagogia que escuta
Mots-clés en portugais
Pedagogias participativas; Pedagogia da pscuta; Investigação praxiológica; Educação infantil; Pedagogia da estesia
Resumé en portugais
A presente tese busca reafirmar a pedagogia como campo teórico investigativo, situando-a como campo epistemológico (SAVIANI, 2012), e está comprometida com a produção de saberes praxiológicos por meio do delineamento de uma Matriz (ou Mosaico) que contemple saberes necessários para consecução de uma pedagogia da e que escuta no cotidiano da educação infantil. Desta forma, pretende contribuir com os profissionais que atuam na rede de educação infantil paulistana na implementação de uma pedagogia de cariz participativa, em consonância com a perspectiva educativa explicitada nos documentos curriculares (SÃO PAULO, 2019; 2015) e avaliativos (SÃO PAULO, 2016) do município de São Paulo. Para composição de uma Matriz de Saberes que fosse proveniente de uma polifonia de vozes e diferentes contributos e aportes teóricos, optou-se metodologicamente pela realização de uma investigação praxiológica (FORMOSINHO, 2016; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016a; OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2012), apoiada em uma abordagem polivocal de métodos múltiplos - Mosaic Aproachh (CLARK, 2017; CLARK; MOSS, 2011). Tendo como inspiração o paradigma da complexidade (MORIN, 2000; 2005; MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), o Mosaico foi composto visando não somente a mera junção de suas peças, mas buscando conjugar distintos elementos de forma a compor um Todo que é mais do que a soma das partes. Um todo global e original que emerge do encontro e confronto de saberes distintos e complexos. Assim, a investigação possibilitou situar a escuta como um elemento essencial para a efetivação de uma pedagogia participativa, embasada em uma imagem de criança potente, capaz e com agência e que tem como lócus privilegiado de existência o cotidiano, demandando, assim, a assunção de uma pedagogia da cotidianidade. Além disso, o estudo identificou saberes organizados em três eixos distintos, que evidenciam o quanto a escuta não se reduz à mera metodologia ou recurso didático, nem se configura como ação trivial ou espontânea. A escuta necessita de uma gramática pedagógica (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016b) que a sustente e da apreensão de saberes específicos e profissionais que explicitem seus fundamentos, evidenciando o papel do adulto nessa perspectiva, e alertando sobre mitos e obstáculos a serem superados, a fim de que a escuta não se degenere em processos de pseudoescuta e simulacros da participação. O estudo aponta, ainda, para a perspectiva de construção de uma Pedagogia da Estesia que celebre e promova a comunhão com o mundo, em oposição a um projeto de sociedade e educação para a passividade e anestesiamento dos sujeitos.
Titre en anglais
Listening as the raw material of participatory pedagogies: the construction of the praxiological knowledge of a pedagogy that listens
Mots-clés en anglais
Participatory pedagogies; Listening pedagogy; Praxiological research; Child education; Aesthesia's pedagogy
Resumé en anglais
This thesis seeks to reaffirm pedagogy as a theoretical investigative field, placing it as an epistemological field (SAVIANI, 2012), and is committed to the production of praxiological knowledge through the design of a Matrix (or Mosaic) that includes knowledge necessary for achievement of a pedagogy of and that listens in the daily life of early childhood education. In this way, it intends to contribute to professionals working in the São Paulo early childhood education network in the implementation of a pedagogy of a participatory nature, in line with the educational perspective explained in the curricular (SÃO PAULO, 2019; 2015) and evaluative (SÃO PAULO, 2016) documents) of the city of São Paulo. In order to compose a Knowledge Matrix that came from a polyphony of voices and different theoretical contributions, it was methodologically chosen to carry out a praxiological investigation (FORMOSINHO, 2016; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016a; OLIVEIRA-FORMOSINHO; FORMOSINHO, 2012), supported by an approach multimethod polyvocal - Mosaic Aproachh (CLARK, 2017; CLARK; MOSS, 2011). Inspired by the paradigm of complexity (MORIN, 2000; 2005; MORIN; CIURANA; MOTTA, 2003), the Mosaic was composed aiming not only at the mere joining of its pieces, but also seeking to combine different elements in order to compose a Whole that is more than the sum of the parts. A global and original whole that emerges from the encounter and confrontation of distinct and complex knowledge. Thus, the investigation made it possible to situate listening as an essential element for the realization of a participatory pedagogy, based on an image of a powerful, capable and agency child, whose privileged locus of existence is the daily life, thus demanding the assumption of a pedagogy of everyday life. In addition, the study identified knowledge organized into three distinct axes, which show how listening is not reduced to a mere methodology or didactic resource, nor is it configured as a trivial or spontaneous action. Listening needs a pedagogical grammar (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016b) that supports it and the apprehension of specific and professional knowledge that explains its fundamentals, highlighting the role of the adult in this perspective, and warning about myths and obstacles to be overcome, in order that listening does not degenerate into pseudo-listening processes and simulacrum of participation. The study also points to the perspective of building a Pedagogy of Anesthesia that celebrates and promotes communion with the world, as opposed to a project of society and education for the passivity and anesthetization of subjects.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
BRUNA_RIBEIRO_rev.pdf (15.05 Mbytes)
Date de Publication
2021-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.