• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-24102023-174917
Documento
Autor
Nombre completo
Estela Pereira Batista
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Moraes, Carmen Sylvia Vidigal (Presidente)
Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
Costa, Ana Luiza Jesus da
Ferretti, Celso João
Valle, Carlos Martínez
Título en portugués
O ensino médio integrado do Instituto Federal de São Paulo: diagnóstico e perspectivas
Palabras clave en portugués
Educação da classe trabalhadora
Educação pública e profissional
Ensino médio integrado
Instituto Federal de São Paulo
Trabalho e educação
Resumen en portugués
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam, como uma de suas atribuições estabelecidas pela Lei nº 11.892/2008, a modalidade do ensino médio integrado que contempla formação profissional técnica de nível médio associada à formação geral relativa ao ensino médio, etapa da educação básica. Dada a importância da modalidade para a formação de jovens da classe trabalhadora resultado de uma luta histórica pela educação pública de qualidade em etapa secundária no país , essa tese buscou identificar as concepções de perfil de egresso do ensino médio integrado, problematizadas na perspectiva da educação integral, que foram estabelecidas com a criação e a implementação da política pública. Foram analisados documentos normativos fundantes dos IFs e outros específicos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), locus da pesquisa, e coletados discursos de servidores (técnicos administrativoeducacionais e docentes) e de alunos egressos de um curso/campus delimitado, em função do recorte metodológico. A base teórica que deu lastro à compreensão do objeto da tese está vinculada epistemologicamente ao materialismo histórico dialético, na contribuição marxiana para a compreensão das relações sociais do trabalho no modo de produção capitalista e nas categorias gramscianas de hegemonia, intelectual orgânico, bloco histórico e Estado ampliado. Tal fundamentação possibilitou uma compreensão mais ampla do contexto em que o objeto se conforma, apoiada também em pesquisas de autores contemporâneos sobre educação pública secundária e profissional no país. Dadas as mudanças conjunturais econômicas e políticas que se efetivaram ao longo do processo de coleta de dados e incorreram em impactos profundos na oferta formativa do ensino médio integrado, também foram abarcados documentos produzidos sob os governos de vertente neoliberal e conservadora do período pós-golpe político de 2016. Nessa segunda etapa de análise, o foco voltou-se para a criação do Currículo de Referência para o ensino médio integrado, elaborado em consonância com os propósitos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF) de padronização nacional da oferta, e para o processo de reformulação dos PPCs do IFSP, entre outras determinações. A tônica do debate está na disputa entre projetos antagônicos de educação e de sociedade e em seus reflexos na oferta formativa dos Institutos Federais. Os resultados apontaram perdas relevantes na oferta do ensino médio integrado e concepções de perfil de egresso que são influenciadas ou mesmo determinadas pela conjuntura político-econômica estabelecida pelas relações de poder, ora popular e progressista, ora conservadora e neoliberal.
Título en inglés
The integrated secondary education at the Federal Institute of São Paulo: diagnosis and perspectives
Palabras clave en inglés
Federal Institute of São Paulo
Integrated Secondary School
Public and professional education
Work and education
Working class education
Resumen en inglés
The Federal Institutes of Education, Science and Technology offer, as one of their attributions established by the Law nº 11.892/2008, the modality of Integrated Secondary Education that includes Secondary Technical and Professional training associated with the regular Secondary Education. With a recognized importance, this modality related to the professional training of the working-class youth is the result of a historic struggle in the country for a quality public education in the Secondary School , this thesis aimed to identify the conceptions of the profiles for the Integrated Secondary Education graduates, problematized in the perspective of comprehensive education, that were established with the creation and implementation of this public policy. Founding normative documents of the IFs and others specific to the Federal Institute of São Paulo (IFSP), the main locus of the research, were analyzed and speeches were also collected from civil servants (administrative-educational technicians and teachers) and from students who graduated from a delimited course/campus, due to the methodological cut. The theoretical basis that supported the understanding of the object of this thesis is epistemologically linked to dialectical historical materialism, in the Marxian contribution to the understanding of the social relations of work in the capitalist mode of production and in the Gramscian categories of hegemony, organic intellectual, historical block and enlarged State. This foundation allowed a broader understanding of the context in which the object was conformed and is also supported by contemporary authors researches on Secondary and Professional Public Education in the country. The economic and political conjuncture changes that took place throughout the data collection process and had profound impacts on the training offered by the Integrated Secondary Education documents produced under the neoliberal and conservative governments of the post-coup period were also included. In this second stage of analysis, the focus turned to the creation of the Reference Curriculum for the modality, prepared in line with the purposes of the National Council of the Federal Institutions of Scientific and Technological Professional Education Network (CONIF) for a national standardization of the offer, and for the reformulation process of the IFSP PPCs, among other determinations. The keynote of the debate is the dispute between antagonistic projects of education and society and their reflections on the education modality offered by of the Federal Institutes. The results showed relevant losses in the offer of Integrated Secondary Education and conceptions of the profile of graduates that are influenced or even determined by the political-economic situation established by power relations, sometimes popular and progressive, sometimes conservative and neoliberal.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.