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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-23062021-110804
Documento
Autor
Nome completo
Diego Navarro de Barros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Alavarse, Ocimar Munhoz (Presidente)
Arcas, Paulo Henrique
Mainardes, Jefferson
Título em português
A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola
Palavras-chave em português
Ciclos
Democratização da escola
Organização curricular
Política educacional
Seriação
Resumo em português
Nesta Dissertação, a organização curricular seriada é problematizada em face do processo de democratização da escola, fenômeno aqui compreendido para além da universalização do acesso e da igualdade de oportunidades educativas, mas abarcando também a busca pela igualdade de resultados. Para isso, é lançado mão de um trabalho de pesquisa bibliográfica, recuperando contribuições de ordem histórica, sociológica, pedagógica e de política educacional para traçar um panorama geral dos aspectos estruturais da organização curricular seriada, especialmente o ordenamento de tempos, espaços, avaliação da aprendizagem e sistematização dos conhecimentos escolares, além de um cotejamento com iniciativas de ciclos e os arranjos em combinação com a organização seriada, assim como as consequências oriundas disso, tanto em aspectos práticos, quanto naquilo que foi produzido academicamente sobre tais experiências. O debate a respeito da organização curricular da escola, sobretudo envolvendo a polarização entre seriação e ciclos, foi um dos temas centrais da produção acadêmica da área da Educação até o final da primeira década dos anos 2000, repercutindo iniciativas que buscaram a superação da seriação, quando perdeu proeminência para outros temas, como é o caso das avaliações externas. Ademais, constata-se que apesar da vasta produção teórica sobre os ciclos, bem como as iniciativas de implantação desse tipo de política em redes de ensino, a organização curricular seriada se manteve hegemônica, em linhas gerais, dentro do contexto nacional, ainda que alguns de seus traços, diretos e indiretos, possam ter tensionados, como se verifica no enfrentamento do fracasso escolar, expresso, também, nas elevadas taxas de reprovação com adoção, não sem resistências, de políticas de promoção automática, mesmo que às vezes apenas para algumas séries escolares como instrumento de regulação do fluxo escolar. Como resultado da pesquisa, os aspectos estruturantes da organização curricular seriada são compreendidos como respostas à demanda de massificação do aparelho escolar durante o decorrer do século XX, e que os obstáculos provindos desse processo, muitas vezes atribuídos pelos críticos à seriação, à essa forma de organização, fazem parte de um contexto de produção mais amplo, cujas dificuldades, inclusive, podem ser detectadas também em modelos alternativos à seriação, como os ciclos. Concluímos que as tentativas de reforma da escolarização, sob o paradigma da organização curricular seriada, ou através de sua contraposição pelos ciclos, não pode prescindir de um entendimento mais concreto, em suas múltiplas determinações, sobre os motivos do sucesso da seriação enquanto forma histórica e social de organização curricular da escola.
Título em inglês
Graded school: history, characteristics, problematizations and the alternative of the cycles for school democratization
Palavras-chave em inglês
Curricular organization
Cycles
Educational policy
Graded school
School democratization
Resumo em inglês
In this study, the graded school is problematized in the face of school's democratization process, a phenomenon understood here in addition to universal access and equal educational opportunities, but also encompassing the search for equal results. To this end, bibliographic research is used, recovering contributions of a historical, sociological, pedagogical and educational policy to outline a general overview of the structural aspects of the graded school, especially the ordering of times, spaces, learning assessment and systematization of school knowledge, in addition to collating with cycle initiatives and arrangements in combination with grading, as well as the consequences from this, both in practical aspects, and in what was produced academically on such experiences. The debate regarding school's curricular organization, especially involving the polarization between serialization and cycles, was one of central themes of academic production in the area of Education until the end of the first decade of the 2000s, reflecting initiatives that sought to overcome serialization, when it lost prominence to other topics, such as external evaluations. Furthermore, it appears that despite the vast theoretical production on cycles, as well as the initiatives to implement this policy in educational networks, the graded school remained hegemonic, in general, within the national context, although some of their direct and indirect traits, may have been strained, as is seen in coping with school failure, also expressed in the high failure rates with the adoption, not without resistance, of automatic promotion policies, even if sometimes only for some school grades as an instrument for regulating school flow. As a result of the research, the structuring aspects of grading school are understood as responses to demand for massification of school system during the course of 20th century, and the obstacles arising from this process, often attributed by critics to grading, to this form of organization, are part of a broader production context, the difficulties of which can also be detected in alternative models to grades, such as cycles. The conclusion is that the attempts to reform schooling, under the paradigm of grading or through its opposition to cycles, cannot do without a more concrete understanding, in its multiple determinations, about the reasons for the success of graded school as a historical and social organization of the school's curriculum.
 
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Data de Publicação
2021-06-25
 
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