• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18052022-112946
Document
Auteur
Nom complet
Renato Luginick Ranieri
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Silva, Doris Accioly e (Président)
Cardoso, Mauricio
Souza, Aparecida Neri de
Titre en portugais
A profissão docente na cidade de São Paulo: política, memória e condições de trabalho lembranças do trabalho docente entre 1975 e 1985
Mots-clés en portugais
Ditadura civil militar
Escola básica
Memória
Trabalho docente
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem por objetivos refletir sobre o trabalho docente na ditadura civil militar brasileira, conhecer as memórias de professoras e professores da escola pública básica paulista que estavam em sala de aula nesse mesmo período, bem como, analisar parte do contexto político, educacional, econômico e social brasileiro à época. Destaca-se, nessa análise, o questionamento sobre o papel da escola e seus diferentes agentes no capitalismo contemporâneo, acompanhando suas transformações e contradições. A pesquisa tem como um dos seus eixos a memória como um fenômeno social que desvela a complexidade da interpretação dos sujeitos na criação de suas práticas. Dessa forma, procurou-se compreender o processo de precarização, o sucateamento da escola pública e as suas possíveis determinantes históricas e políticas. Além disso, com o propósito de entender e conhecer a desvalorização do profissional da educação básica, suas condições de trabalho, experiências e lutas ao longo do período analisado, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica.
Titre en anglais
The teaching job in Sao Paulo: politics, memory and working conditions memories of teaching work between 1975-1985
Mots-clés en anglais
Elementary school
Memory
Military dictatorship
Teaching job
Resumé en anglais
This research has as an objective to reflect about the teaching job during the Brazilian military regimen, to know the Sao Paulo public elementary school teachers' classroom memories while in this period, as well as analysing part of the political educational, economic and social context then. We highlight in this analysis the question about the role of the school and its different agents in the contemporary capitalism, following its transformations and contradictions. The research has as one of its main pillars, the memory as a social phenomenon that unveils the complexity of the interpretation of the subjects in the creation of their practices. Hence, this research sought to understand the process of deterioration, the decay of the public school and the likely historic and political determinants. Moreover, aiming to understand and know the devaluation of the elementary school professional, their working conditions, experiences and struggles throughout period analyzed, five semi structured interviews and a bibliographic review were held.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.