• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18052022-112946
Documento
Autor
Nombre completo
Renato Luginick Ranieri
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Silva, Doris Accioly e (Presidente)
Cardoso, Mauricio
Souza, Aparecida Neri de
Título en portugués
A profissão docente na cidade de São Paulo: política, memória e condições de trabalho lembranças do trabalho docente entre 1975 e 1985
Palabras clave en portugués
Ditadura civil militar
Escola básica
Memória
Trabalho docente
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem por objetivos refletir sobre o trabalho docente na ditadura civil militar brasileira, conhecer as memórias de professoras e professores da escola pública básica paulista que estavam em sala de aula nesse mesmo período, bem como, analisar parte do contexto político, educacional, econômico e social brasileiro à época. Destaca-se, nessa análise, o questionamento sobre o papel da escola e seus diferentes agentes no capitalismo contemporâneo, acompanhando suas transformações e contradições. A pesquisa tem como um dos seus eixos a memória como um fenômeno social que desvela a complexidade da interpretação dos sujeitos na criação de suas práticas. Dessa forma, procurou-se compreender o processo de precarização, o sucateamento da escola pública e as suas possíveis determinantes históricas e políticas. Além disso, com o propósito de entender e conhecer a desvalorização do profissional da educação básica, suas condições de trabalho, experiências e lutas ao longo do período analisado, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica.
Título en inglés
The teaching job in Sao Paulo: politics, memory and working conditions memories of teaching work between 1975-1985
Palabras clave en inglés
Elementary school
Memory
Military dictatorship
Teaching job
Resumen en inglés
This research has as an objective to reflect about the teaching job during the Brazilian military regimen, to know the Sao Paulo public elementary school teachers' classroom memories while in this period, as well as analysing part of the political educational, economic and social context then. We highlight in this analysis the question about the role of the school and its different agents in the contemporary capitalism, following its transformations and contradictions. The research has as one of its main pillars, the memory as a social phenomenon that unveils the complexity of the interpretation of the subjects in the creation of their practices. Hence, this research sought to understand the process of deterioration, the decay of the public school and the likely historic and political determinants. Moreover, aiming to understand and know the devaluation of the elementary school professional, their working conditions, experiences and struggles throughout period analyzed, five semi structured interviews and a bibliographic review were held.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.