• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18052022-112946
Documento
Autor
Nome completo
Renato Luginick Ranieri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Silva, Doris Accioly e (Presidente)
Cardoso, Mauricio
Souza, Aparecida Neri de
Título em português
A profissão docente na cidade de São Paulo: política, memória e condições de trabalho lembranças do trabalho docente entre 1975 e 1985
Palavras-chave em português
Ditadura civil militar
Escola básica
Memória
Trabalho docente
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivos refletir sobre o trabalho docente na ditadura civil militar brasileira, conhecer as memórias de professoras e professores da escola pública básica paulista que estavam em sala de aula nesse mesmo período, bem como, analisar parte do contexto político, educacional, econômico e social brasileiro à época. Destaca-se, nessa análise, o questionamento sobre o papel da escola e seus diferentes agentes no capitalismo contemporâneo, acompanhando suas transformações e contradições. A pesquisa tem como um dos seus eixos a memória como um fenômeno social que desvela a complexidade da interpretação dos sujeitos na criação de suas práticas. Dessa forma, procurou-se compreender o processo de precarização, o sucateamento da escola pública e as suas possíveis determinantes históricas e políticas. Além disso, com o propósito de entender e conhecer a desvalorização do profissional da educação básica, suas condições de trabalho, experiências e lutas ao longo do período analisado, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica.
Título em inglês
The teaching job in Sao Paulo: politics, memory and working conditions memories of teaching work between 1975-1985
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Memory
Military dictatorship
Teaching job
Resumo em inglês
This research has as an objective to reflect about the teaching job during the Brazilian military regimen, to know the Sao Paulo public elementary school teachers' classroom memories while in this period, as well as analysing part of the political educational, economic and social context then. We highlight in this analysis the question about the role of the school and its different agents in the contemporary capitalism, following its transformations and contradictions. The research has as one of its main pillars, the memory as a social phenomenon that unveils the complexity of the interpretation of the subjects in the creation of their practices. Hence, this research sought to understand the process of deterioration, the decay of the public school and the likely historic and political determinants. Moreover, aiming to understand and know the devaluation of the elementary school professional, their working conditions, experiences and struggles throughout period analyzed, five semi structured interviews and a bibliographic review were held.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.