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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-17082023-091156
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Fernando Ferreira Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Alavarse, Ocimar Munhoz (Presidente)
Catalani, Erica Maria Toledo
Tavares, Heliton Ribeiro
Título em português
Testes Adaptativos Informatizados (TAI) e desafios da avaliação da proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um modelo de análise de alternativas de itens de múltipla escolha como contribuição para o sucesso escolar
Palavras-chave em português
Avaliação da aprendizagem
Leitura
Modelo Aninhado
Proficiência em leitura
Teoria Clássica dos Testes (TCT)
Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Teste Adaptativo Informatizado (TAI)
Resumo em português
Esta Dissertação resulta de uma pesquisa cujo objetivo principal foi o desenvolvimento de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI), com base nos itens da Provinha Brasil (PB), para estimar a proficiência em leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando, em seus algoritmos, a dificuldade de cada uma das alternativas dos itens para suas análises e desdobramentos no ensino da leitura. Como um dos grandes desafios das políticas educacionais brasileiras, ainda encontramos amplos contingentes de alunos, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com profundas limitações em sua competência leitora, algo que compromete a própria escolarização, ademais de graves consequências sociais. Das várias possibilidades de superar esse desafio, considera-se a necessidade de avaliar a aprendizagem em leitura, em patamares consistentes, com um instrumento que seja um ponto de apoio para processos de ensino. Sendo assim, consideramos o potencial dos TAI, que se colocam como uma ferramenta extremamente útil para o trabalho docente, sobretudo, porque, ao apoiar a prática avaliativa, pode favorecer o desenvolvimento do ensino mais ajustado aos alunos e se constituí num expediente político, em face do quadro nacional de domínio da leitura. Em um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) os itens são selecionados e apresentados aos respondentes de acordo com as respostas dadas anteriormente e, nesse sentido, procuramos a relação que possa existir entre a escolha de cada alternativa e a aproximação mais rápida da estimativa da proficiência, uma das condições de finalização de uma sessão de aplicação do teste, além de uma interpretação pedagógica mais consistente, pois considera o domínio da leitura mesmo diante de eventuais erros, o que torna o teste e seus resultados um ferramenta mais sólida para dar suporte às ações realizadas na sala de aula.
Título em inglês
Computerized Adaptive Testing (CAT) and challenges in assessing reading proficiency in the early years of Elementary School: an analysis model of multiple-choice item alternatives as a contribution to academic success
Palavras-chave em inglês
Classical Test Theory (CTT)
Computerized Adaptive Test (CAT)
Item Response Theory (IRT)
Learning assessment
Nested Model
Reading
Reading proficiency
Resumo em inglês
This dissertation is the result of a research whose main objective was the development of a Computerized Adaptive Test (CAT), based on items from the Provinha Brasil (PB), to estimate reading proficiency in the early years of Elementary School, considering, in its algorithms, the difficulty of each alternative of the items for their analyses and implications in reading instruction. As one of the great challenges of Brazilian educational policies, there are still large contingents of students, especially in the early years of Elementary School, with deep limitations in their reading competence, something that compromises their schooling itself, besides having serious social consequences. Among the various possibilities to overcome this challenge, it is considered necessary to evaluate reading learning, at consistent levels, with an instrument that can support teaching processes. Therefore, we consider the potential of CATs, which are an extremely useful tool for teaching work, especially because, by supporting evaluative practice, they can favor the development of teaching that is more tailored to students and constitute a political resource, given the national framework of reading proficiency. In a Computerized Adaptive Test (CAT), items are selected and presented to respondents according to the answers given previously, and, in this sense, we seek the relationship that may exist between the choice of each alternative and the quicker estimation of proficiency, one of the conditions for completing a test session, in addition to a more consistent pedagogical interpretation, as it considers reading proficiency even in the face of possible errors, making the test and its results a more solid tool to support actions taken in the classroom.
 
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Data de Publicação
2023-08-17
 
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