• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-03052023-114944
Document
Auteur
Nom complet
Renato Melo Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian (Président)
Alavarse, Ocimar Munhoz
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Minhoto, Maria Angelica Pedra
Nardi, Elton Luiz
Titre en portugais
Discursos sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas: análise da polifonia midiática
Mots-clés en portugais
Avaliação educacional
Avaliação em larga escala
Controvérsia educacional
Polifonia
Revistas pedagógicas
Resumé en portugais
Esta pesquisa analisa e discute a circulação da controvérsia sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas publicadas no Brasil, entre 2007 e 2014 - período de avanço institucional do aparelho avaliativo e de acirramento dos debates no campo da avaliação educacional. O objetivo central é responder a seguinte pergunta: como a arena social que discute avaliação externa da educação básica foi representada (reconstruída) na polifonia midiática que circulou em revistas pedagógicas? Para tanto, examina-se a configuração polifônica das revistas em função de três eixos: a agenda temática da controvérsia; os sujeitos da controvérsia e suas características socioinstitucionais; os posicionamentos na controvérsia, sob a forma de discursos, argumentos e opinião. O interesse investigativo recai sobre as revistas Nova Escola (Fundação Victor Civita, São Paulo - SP), Presença Pedagógica (Editora Dimensão, Belo Horizonte - MG) e Pátio - Ensino Fundamental (Editora ArtMed, Porto Alegre - RS), a partir de um corpus com diferentes gêneros textuais e enunciadores que abordaram a temática em tela. A abordagem ancora-se na noção de polifonia (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) para operacionalizar uma decomposição polifônica das vozes inscritas nos textos midiáticos. Tal decomposição mobiliza igualmente procedimentos e instrumentos inspirados na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), tendo em vista a produção de evidências sobre o viés de opinião das revistas e a permeabilidade de cada periódico a posicionamentos não alinhados a seu viés midiático. Nos limites do material textual e do intervalo histórico analisado, conclui-se que a arena social que debate avaliação externa foi recontextualizada pelas revistas pedagógicas sob a forma de uma arena avaliativa midiatizada, sobrerrepresentando o campo de apoio à avaliação em larga escala, e subrepresentando os campos de crítica propositiva e de recusa a essas avaliações. No âmbito das pesquisas avaliativas e educacionais, esta investigação realiza uma descrição e uma síntese interpretativa original das condições de produção e de circulação do debate sobre avaliações em larga escala no Brasil. Além disso, desenvolve-se um conjunto de dispositivos metodológicos que poderão ser adaptados para a análise de outras controvérsias públicas em educação.
Titre en anglais
Discourses on large-scale assessment in pedagogical journals: analysis of the polyphony media
Mots-clés en anglais
Educational controversy
Educational evaluation
Large-scale assessment
Pedagogical journal
Polyphony
Resumé en anglais
This research analyses and discusses the dissemination of the controversy in large-scale assessment in pedagogical journals published in Brazil, during 2007 and 2014 period in which there was an institutional progress in the assessment device and the increase of the debates in the field of educational assessment. The main goal is to answer the following question: how was the social arena that discusses external assessment in elementary school represented (reconstructed) in the media polyphony divulged in pedagogical journals? To achieve this, the polyphonic configuration of the journals is examined based on three axes: the thematic agenda of the controversy; the subjects of the controversy and their socioinstitutional characteristics; the placements on the controversy, under the form of discourse arguments and opinion. The interest of the research lies in the journals Nova Escola (Victor Civita Foundation São Paulo SP), Presença Pedagógica (Publisher Dimensão, Belo Horizonte MG) and Pátio Ensino Fundamental (Publisher ArtMed, Porto Alegre RS), based on a corpus with different textual genres and enunciators that approach the theme. The approach is founded upon the notion of polyphony (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) to prepare a polyphonic decomposition of the voices subscribed on the media texts. Such decomposition equally encourages procedures and tools inspired in Content Analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), having in mind the production of evidence under the perspective of the journal opinion and the influence of each periodical which are not in accordance with its media bias. In the boundaries of the textual material and the analyzed historical period, it was concluded that the social arena which debates external assessment was re-contextualized by the pedagogical journals by means of a mediatized evaluative arena, over representing the field of support in large-scale assessment, and under representing the fields of propositional criticism and refusal of these evaluations. In the scope of evaluative and educational research, this research describes and produces an original interpretative synthesis of the production conditions and the dissemination of the debate about large-scale assessment in Brazil. Moreover, a set of methodological devices is developed that could be adapted for the analysis of other public controversies in education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.