• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-03052023-114944
Documento
Autor
Nome completo
Renato Melo Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Sousa, Sandra Maria Zákia Lian (Presidente)
Alavarse, Ocimar Munhoz
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Minhoto, Maria Angelica Pedra
Nardi, Elton Luiz
Título em português
Discursos sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas: análise da polifonia midiática
Palavras-chave em português
Avaliação educacional
Avaliação em larga escala
Controvérsia educacional
Polifonia
Revistas pedagógicas
Resumo em português
Esta pesquisa analisa e discute a circulação da controvérsia sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas publicadas no Brasil, entre 2007 e 2014 - período de avanço institucional do aparelho avaliativo e de acirramento dos debates no campo da avaliação educacional. O objetivo central é responder a seguinte pergunta: como a arena social que discute avaliação externa da educação básica foi representada (reconstruída) na polifonia midiática que circulou em revistas pedagógicas? Para tanto, examina-se a configuração polifônica das revistas em função de três eixos: a agenda temática da controvérsia; os sujeitos da controvérsia e suas características socioinstitucionais; os posicionamentos na controvérsia, sob a forma de discursos, argumentos e opinião. O interesse investigativo recai sobre as revistas Nova Escola (Fundação Victor Civita, São Paulo - SP), Presença Pedagógica (Editora Dimensão, Belo Horizonte - MG) e Pátio - Ensino Fundamental (Editora ArtMed, Porto Alegre - RS), a partir de um corpus com diferentes gêneros textuais e enunciadores que abordaram a temática em tela. A abordagem ancora-se na noção de polifonia (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) para operacionalizar uma decomposição polifônica das vozes inscritas nos textos midiáticos. Tal decomposição mobiliza igualmente procedimentos e instrumentos inspirados na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), tendo em vista a produção de evidências sobre o viés de opinião das revistas e a permeabilidade de cada periódico a posicionamentos não alinhados a seu viés midiático. Nos limites do material textual e do intervalo histórico analisado, conclui-se que a arena social que debate avaliação externa foi recontextualizada pelas revistas pedagógicas sob a forma de uma arena avaliativa midiatizada, sobrerrepresentando o campo de apoio à avaliação em larga escala, e subrepresentando os campos de crítica propositiva e de recusa a essas avaliações. No âmbito das pesquisas avaliativas e educacionais, esta investigação realiza uma descrição e uma síntese interpretativa original das condições de produção e de circulação do debate sobre avaliações em larga escala no Brasil. Além disso, desenvolve-se um conjunto de dispositivos metodológicos que poderão ser adaptados para a análise de outras controvérsias públicas em educação.
Título em inglês
Discourses on large-scale assessment in pedagogical journals: analysis of the polyphony media
Palavras-chave em inglês
Educational controversy
Educational evaluation
Large-scale assessment
Pedagogical journal
Polyphony
Resumo em inglês
This research analyses and discusses the dissemination of the controversy in large-scale assessment in pedagogical journals published in Brazil, during 2007 and 2014 period in which there was an institutional progress in the assessment device and the increase of the debates in the field of educational assessment. The main goal is to answer the following question: how was the social arena that discusses external assessment in elementary school represented (reconstructed) in the media polyphony divulged in pedagogical journals? To achieve this, the polyphonic configuration of the journals is examined based on three axes: the thematic agenda of the controversy; the subjects of the controversy and their socioinstitutional characteristics; the placements on the controversy, under the form of discourse arguments and opinion. The interest of the research lies in the journals Nova Escola (Victor Civita Foundation São Paulo SP), Presença Pedagógica (Publisher Dimensão, Belo Horizonte MG) and Pátio Ensino Fundamental (Publisher ArtMed, Porto Alegre RS), based on a corpus with different textual genres and enunciators that approach the theme. The approach is founded upon the notion of polyphony (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) to prepare a polyphonic decomposition of the voices subscribed on the media texts. Such decomposition equally encourages procedures and tools inspired in Content Analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), having in mind the production of evidence under the perspective of the journal opinion and the influence of each periodical which are not in accordance with its media bias. In the boundaries of the textual material and the analyzed historical period, it was concluded that the social arena which debates external assessment was re-contextualized by the pedagogical journals by means of a mediatized evaluative arena, over representing the field of support in large-scale assessment, and under representing the fields of propositional criticism and refusal of these evaluations. In the scope of evaluative and educational research, this research describes and produces an original interpretative synthesis of the production conditions and the dissemination of the debate about large-scale assessment in Brazil. Moreover, a set of methodological devices is developed that could be adapted for the analysis of other public controversies in education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.