• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-111809
Documento
Autor
Nome completo
Filipe Rodrigues dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Gomes, Carlos Magno Santos
Sarteschi, Rosangela
Título em português
O controle da recepção de obras literárias na escola: o caso de Monteiro Lobato
Palavras-chave em português
Caçadas de Pedrinho
Ensino de literatura
Leitura literária
Monteiro Lobato
Recepção estética
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo tratar da recepção de obras literárias no contexto escolar considerando problemáticas sociais e teóricas que dizem respeito ao ensino de literatura e ao trabalho do professor. A partir da polêmica iniciada em 2010 sobre a obra do escritor Monteiro Lobato e da análise do livro Caçadas de Pedrinho, acusado de propagar o racismo, objetivou-se analisar as formas de abordar a polarização política e interpretação dos escritos do autor. Com a retomada de sua fortuna crítica e da relação entre a cultura nacional e as questões étnico-raciais que permeiam a polêmica sobre a obra do autor e afetam o trabalho docente, foram consideradas as tensões acerca das leituras da obra de Lobato e de sua figura no cenário nacional, numa perspectiva teórica sobre leitura, recepção da literatura e polissemia (ISER, 1978; BARTHES, 2005) assim como o a ressignificação do ensino de literatura no contexto escolar (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
Título em inglês
School and the reception of literary texts: the case of Monteiro Lobato.
Palavras-chave em inglês
Caçadas de Pedrinho
Monteiro Lobato
Reception theory
Teaching of literature
Resumo em inglês
This research aimed at analyzing the reception of literary works in the schools context, considering social and theoretical problems that concern the teaching of literature and the teachers role. The research considered the polemics on the work of the Brazilian writer Monteiro Lobato, in which the book Caçadas de Pedrinho was pointed as racist and accused of spreading racism. Based on the controversy that began in 2010, the political polarization and interpretation of the author's writings, we analyzed how the relationship between Brazilian national culture and the ethnic-racial issues that permeate the controversy over the author's writings affect the contemporary reception of his work and its role in school. From the perspective of reception theory and polysemy (ISER, 1978; BARTHES, 2005) we addressed the teaching of literature and its reception (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.