• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-111809
Document
Auteur
Nom complet
Filipe Rodrigues dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Rezende, Neide Luzia de (Président)
Gomes, Carlos Magno Santos
Sarteschi, Rosangela
Titre en portugais
O controle da recepção de obras literárias na escola: o caso de Monteiro Lobato
Mots-clés en portugais
Caçadas de Pedrinho
Ensino de literatura
Leitura literária
Monteiro Lobato
Recepção estética
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo tratar da recepção de obras literárias no contexto escolar considerando problemáticas sociais e teóricas que dizem respeito ao ensino de literatura e ao trabalho do professor. A partir da polêmica iniciada em 2010 sobre a obra do escritor Monteiro Lobato e da análise do livro Caçadas de Pedrinho, acusado de propagar o racismo, objetivou-se analisar as formas de abordar a polarização política e interpretação dos escritos do autor. Com a retomada de sua fortuna crítica e da relação entre a cultura nacional e as questões étnico-raciais que permeiam a polêmica sobre a obra do autor e afetam o trabalho docente, foram consideradas as tensões acerca das leituras da obra de Lobato e de sua figura no cenário nacional, numa perspectiva teórica sobre leitura, recepção da literatura e polissemia (ISER, 1978; BARTHES, 2005) assim como o a ressignificação do ensino de literatura no contexto escolar (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
Titre en anglais
School and the reception of literary texts: the case of Monteiro Lobato.
Mots-clés en anglais
Caçadas de Pedrinho
Monteiro Lobato
Reception theory
Teaching of literature
Resumé en anglais
This research aimed at analyzing the reception of literary works in the schools context, considering social and theoretical problems that concern the teaching of literature and the teachers role. The research considered the polemics on the work of the Brazilian writer Monteiro Lobato, in which the book Caçadas de Pedrinho was pointed as racist and accused of spreading racism. Based on the controversy that began in 2010, the political polarization and interpretation of the author's writings, we analyzed how the relationship between Brazilian national culture and the ethnic-racial issues that permeate the controversy over the author's writings affect the contemporary reception of his work and its role in school. From the perspective of reception theory and polysemy (ISER, 1978; BARTHES, 2005) we addressed the teaching of literature and its reception (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-01-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.