• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2020.tde-29092020-111809
Documento
Autor
Nombre completo
Filipe Rodrigues dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Gomes, Carlos Magno Santos
Sarteschi, Rosangela
Título en portugués
O controle da recepção de obras literárias na escola: o caso de Monteiro Lobato
Palabras clave en portugués
Caçadas de Pedrinho
Ensino de literatura
Leitura literária
Monteiro Lobato
Recepção estética
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo tratar da recepção de obras literárias no contexto escolar considerando problemáticas sociais e teóricas que dizem respeito ao ensino de literatura e ao trabalho do professor. A partir da polêmica iniciada em 2010 sobre a obra do escritor Monteiro Lobato e da análise do livro Caçadas de Pedrinho, acusado de propagar o racismo, objetivou-se analisar as formas de abordar a polarização política e interpretação dos escritos do autor. Com a retomada de sua fortuna crítica e da relação entre a cultura nacional e as questões étnico-raciais que permeiam a polêmica sobre a obra do autor e afetam o trabalho docente, foram consideradas as tensões acerca das leituras da obra de Lobato e de sua figura no cenário nacional, numa perspectiva teórica sobre leitura, recepção da literatura e polissemia (ISER, 1978; BARTHES, 2005) assim como o a ressignificação do ensino de literatura no contexto escolar (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
Título en inglés
School and the reception of literary texts: the case of Monteiro Lobato.
Palabras clave en inglés
Caçadas de Pedrinho
Monteiro Lobato
Reception theory
Teaching of literature
Resumen en inglés
This research aimed at analyzing the reception of literary works in the schools context, considering social and theoretical problems that concern the teaching of literature and the teachers role. The research considered the polemics on the work of the Brazilian writer Monteiro Lobato, in which the book Caçadas de Pedrinho was pointed as racist and accused of spreading racism. Based on the controversy that began in 2010, the political polarization and interpretation of the author's writings, we analyzed how the relationship between Brazilian national culture and the ethnic-racial issues that permeate the controversy over the author's writings affect the contemporary reception of his work and its role in school. From the perspective of reception theory and polysemy (ISER, 1978; BARTHES, 2005) we addressed the teaching of literature and its reception (REZENDE, 2013; LANGLADE, 2013).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-01-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.