• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-26112021-115601
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Yazbek
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Fochi, Paulo Sergio
Macedo, Lino de
Título em português
Por que é preciso conhecer os bebês e as crianças bem pequenas para ser uma boa educadora da primeira infância?
Palavras-chave em português
Autonomia
Brincar
Crianças
Educação da primeira infância
Educadoras
Interação
Resumo em português
A presente pesquisa dedica-se à investigação da premissa de que é necessário conhecer quem são as crianças de zero a três anos para ser uma boa educadora desta faixa etária. Nesse percurso, buscam-se referências para definir a especificidade desse papel e ainda se levanta a discussão de existir uma pedagogia própria para a educadora de crianças pequenas. O estudo ainda intenta avaliar a atuação da educadora, particularmente no que ela pode favorecer ou dificultar o protagonismo das crianças. De maneira especial, a pesquisa enfatiza a reflexão sobre como as formas de interação e os modos de cuidar e educar interferem na construção da autonomia da criança. Para tanto, o exercício parte de um exame sobre as concepções de ensino de crianças e sobre quem é a criança bem pequena, ao mesmo tempo em que estabelece um diálogo com referências práticas da autora no trabalho cotidiano com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim sendo, apontam-se possíveis caminhos para a especificidade do papel da profissional de educação de primeira infância.
Título em inglês
Why do you need to know babies and very young children to be a good early childhood educator?
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Children
Early childhood education
Early childhood educator (ECE)
Educators
Interaction
Play
Resumo em inglês
This research is dedicated to the investigation of the premise that it is necessary to know who children from zero to three years are old to be a good educator in this age group. Along this path, references are sought to define the specificity of this role and the discussion of the existence of a pedagogy for young children's educators is still raised. The study also intends to assess the role of the educator, particularly in terms of what she can favor or hinder the role of children. In a special way, the research emphasizes the reflection on how the forms of interaction and the ways of caring and educating interfere in the construction of the child's autonomy. Therefore, the exercise starts from an examination of the conceptions of teaching children and about who the young child is, while establishing a dialogue with the author's practical references in daily work with babies and young children. Therefore, possible paths for the specific role of the early childhood education professional are pointed out.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ANA_PAULA_YAZBEK.pdf (28.94 Mbytes)
Data de Publicação
2021-11-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.