• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-26112021-114245
Documento
Autor
Nome completo
Ana Caroline Lopes Brandão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Mattar, Sumaya
Sanmartin, Stela Maris
Título em português
A Roda e a valorização das culturas infantis na creche em bases da pedagogia decolonial
Palavras-chave em português
Arte
Culturas infantis
Pedagogia decolonial
Roda
Resumo em português
O intuito desta dissertação foi pesquisar como a formação em Roda pode contribuir para a desconstrução de pedagogias centradas no professor, historicamente construídas sobre pilares euro-usa-cêntricos (WALSH, 2010), adultocêntricos, capitalistas, coloniais e patriarcais, fincados em muitas práticas pedagógicas ainda presentes nas instituições de Educação Infantil públicas. O trabalho mostra a Roda, como configuração espacial de trabalho que promove o diálogo, escuta e diferentes formas de interação das crianças. Nosso locus de pesquisa situa Rodas e verifica construções coletivas e brincadeiras de um grupo de crianças, de cerca de três anos, de uma creche pública do município de Santo André (SP). O objetivo geral é dar visibilidade para as Rodas como espaços de tradutibilidade intercultural entre culturas indígenas, afro-brasileiras e as culturas infantis, estas dentro da perspectiva da reprodução interpretativa (CORSARO, 2011), bem como contribuir com o rompimento das edificações das escolas tradicional e renovada, estruturadas nos pilares acima nomeados, que seguem enraizadas na Educação Infantil, com marcos distantes das verdadeiras raízes brasileiras, reprodutoras do mito da democracia racial camuflado pela multiculturalidade. Nossa pesquisa investiga as Rodas de músicas, brincadeiras, conversas e as propulsionadoras de novas vivências lúdicas e artísticas com o grupo de crianças como rotinas culturais da creche, ao mesmo passo que integra a pedagogia decolonial, não como um anexo do planejamento, mas uma nova concepção da abordagem curricular que orienta o ensino e a aprendizagem na educação para a infância. Tal abordagem destaca a interculturalidade crítica tanto de nossas matrizes estéticas, representadas pelas culturas indígena e afro-brasileira, quanto as culturas infantis, dentre outras que compõem o cenário do Brasil. Na referida abordagem, entende-se as crianças como reprodutoras e produtoras de cultura, alimentadas pelo ambiente e experiências que vivenciam, e enquanto sujeitos de direito. Na pedagogia decolonial, as culturas indígenas e africanas são vistas como essenciais para subsidiar as brincadeiras, jogos, diálogos e planejamento pedagógico, por darem origem à cultura brasileira. Ao incorporá-las ao processo do grupo, intencionou-se ampliar a perspectiva de criança capaz e competente para transformação social no presente, estimulando que outras práticas pedagógicas similares possam ser espelhadas na pesquisa. A Roda, portanto, em nossa investigação, é compreendida como rotina cultural, procedimento didático e linguagem matiz entre e com as crianças, em uma perspectiva decolonial.
Título em inglês
The grouping in a circle and the valorization of children's peer cultures in the daycare center based on decolonial pedagogy
Palavras-chave em inglês
Art
Children\'s peer cultures
Decoloniality pedagogy
The grouping in a circle
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation was to research how the grouping in a circle can contribute to the deconstruction of teacher-centered pedagogies, historically built on euro-usa-centric pillars (WALSH, 2010), adult-centric, capitalist, colonial and patriarchal, based on many pedagogical practices still present in public Early Childhood Education Institutions. The work shows the Wheel, as a spatial configuration of work that promotes dialogue, listening and different forms of interaction for children. Our research site locates of the group conversation circle and verifies collective constructions and games for a group of children, about three years old, of a public daycare center in the municipality of Santo André (SP). The general objective is to give visibility to the co-authorial planning and to allocate the grouping in a circle as spaces of intercultural translucency between indigenous cultures, Afro-Brazilians and children's cultures, these within the perspective of interpretative reproduction (Corsaro, 2011), as well as contributing to the rupture of the traditional and renovated school buildings structured on the pillars named above, which are still rooted in Early Childhood Education, with landmarks far from the true Brazilian roots, reproducing the myth of racial democracy camouflaged by multiculturalism. Our research investigates the Roda of music, games, conversations and the propellers of new playful and artistic experiences with the group of children's peer routines of the daycare center, while integrating decoloniality pedagogy, not as an annex of planning, but a new one. conception of the curricular approach that guides teaching and learning in early childhood education. Such an approach highlights the critical interculturality of both our aesthetic matrices, represented by indigenous and Afro-Brazilian cultures, and children's peer cultures, among others that make up the Brazilian scenario. In this approach, children are understood as reproducers and producers of culture, fed by the environment and experiences they experience, and as subjects of law. In decoloniality pedagogy, indigenous and African cultures are seen as essential to subsidize play, games, dialogues and pedagogical planning, as they give rise to Brazilian culture, by incorporating them into the group process, it was intended to expand the perspective of a capable child and competent for social transformation in the present, stimulating that other similar pedagogical practices can be mirrored in the research. The sit in a circle, therefore, in our investigation, is understood as routine culture, didactic procedure and nuanced language between and with children, in a decoloniality perspective.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-11-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.