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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-26072023-091616
Documento
Autor
Nome completo
Ana Cristina Champoudry Nascimento da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pietri, Emerson de (Presidente)
Amparo, Patrícia Aparecida do
Bottentuit, Aldinar Martins
Ferreira, Luzmara Curcino
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Título em português
A pesquisa sobre o ensino de leitura: representações sobre a formação do pesquisador e do formador de leitores em cursos de Pedagogia de Universidades Maranhenses
Palavras-chave em português
Ensino de Leitura
Formação Docente
Pedagogia
Universidade
Resumo em português
O ensino de leitura na formação de professores é tema desta pesquisa em que analisamos monografias produzidas por graduando(as) de pedagogia com o objetivo de conhecer as representações de leitura, presentes nesses trabalhos, buscando compreender quais efeitos elas produzem nos modos de apropriação das leituras que os discentes-pesquisadores fizeram para compor suas pesquisas. Para desenvolver a investigação, partirmos da seguinte questão: quais efeitos as representações sobre o que seja ler, evidenciadas nas monografias, produzem sobre os modos de apropriação que os(as) graduandos(as) e pesquisadores(as) em formação realizam dos textos que leem sobre o ensino de leitura? Como conceitos centrais, consideramos o de apropriação, proposto por Chartier (1990, 2001) e por Certeau (2008), e o de representação, formulado por Chartier (1990, 2001). Para realizar as análises, mobilizamos o conceito de interdiscurso (MAINGUENEAU, 2008) e de heterogeneidade discursiva (AUTHIER-REVUZ, 2004), compreendendo que os enunciados das monografias trazem, em seu bojo, as marcas de outros enunciados de que foram originados. Em relação à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como uma investigação de caráter qualitativo, de base bibliográfica e documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), (LAVILLE; DIONE, 1999), tem as monografias como fontes de pesquisa (ECO, 2009) e o corpus de análise formado por dezessete trabalhos que têm o ensino de leitura como tema central, elaborado por discentes dos cursos de Pedagogia de universidades maranhenses entre os anos de 2006 e 2016. Os resultados mostram que as representações projetadas pelos(as) discentes-pesquisadores(as) para o ensino de leitura partem das vivências que tiveram como estudantes/leitores(as) na escola básica e como discentes na universidade; do que projetaram sobre a formação de professores para o ensino de leitura; da observação do trabalho com o ensino da leitura no contexto escolar, mas também partem das apropriações das leituras que realizaram das produções acadêmico-científicas sobre a leitura e o ensino de leitura, produzindo recortes, retirando fragmentos e reelaborando os sentidos. Assim, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a produção de conhecimento sobre a relação entre a leitura e a formação de professores, buscando compreender em que medida formar professores contribui para formá-los leitores.
Título em inglês
Research on teaching reading: representations about the training of researchers and readers in Pedagogy courses at Universities in Maranhão
Palavras-chave em inglês
Pedagogy
Teacher Training
Teaching of Reading
University
Resumo em inglês
The teaching of reading in teacher education is the theme of this research in which we analyzed monographs produced by pedagogy undergraduate students. The objective of the representations of reading in these works is to seek to understand what effects they produce in appropriation of readings that students did to compose their research. To develop this research, we started with the following question: What effects do the representations about what is reading, which were evidenced in the monographs, produce on the modes of appropriation that the students do in the texts they read about teaching of reading? As central concepts, we consider the concept of appropriation, proposed by Chartier (1990, 2001) and by Certeau (2008) and the concept of representation, formulated by Chartier (1990, 2001). To perform the analyses, we mobilized the concept of interdiscourse (MAINGUENEAU, 2008) and discursive heterogeneity (AUTHIERREVUZ, 2004), understanding that the enunciates of the monographs bring, in their core, the marks of other enunciates from which they originated. This research is characterized as qualitative, bibliographic, and documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), (LAVILLE; DIONE, 1999), and has monographs as research sources (ECO, 2009). The corpus of analysis is formed by seventeen works that have the teaching of reading as a central theme prepared by pedagogy undergraduate students from universities in Maranhão between 2006 and 2016. The results show that the representations projected by the student for the teaching of reading are based on the experiences they had as students/readers in elementary school and as students at the university; of what they projected about the training of teachers for the teaching of reading; from observing the work with the teaching of reading in the school context, but also from the appropriations of the readings they have done of the academic-scientific productions about reading and the teaching of reading, producing the teaching of reading, producing clippings, removing fragments and reworking the meanings. Thus, we hope that this research will contribute to the production of knowledge on the relationship between reading and teacher training, comprehending how forming teachers contributes to turning them into readers.
 
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Data de Publicação
2023-07-27
 
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