• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-26062023-141145
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudia Viegas Saraiva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Duboc, Ana Paula Martinez (Presidente)
Ferraz, Daniel de Mello
Pardo, Fernando da Silva
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini
Silva, Sergio Luiz Baptista da
Título en portugués
Um olhar (auto)etnográfico sobre os modos de pensamento monolíngue e não-monolíngue na Escola de Aplicação da Feusp: desafios e potencialidades
Palabras clave en portugués
Autoetnografia
Educação linguística
Monolinguismo
Translinguismo
Resumen en portugués
Esta pesquisa investiga a presença de modos de pensamento monolíngue e não monolíngue circulantes na Escola de Aplicação da FEUSP. Apresentam-se aqui episódios recortados do cotidiano de professora-pesquisadora de francês da escola básica, histórias que foram lançadas à condição de método de pesquisa pela autoetnografia (ELLIS, 2004, HOLMAN, JONES, 2005; JONES, ADAMS E ELLIS, 2013) e pelas ideias de Bruner (1997; 2002) e Galvão (2005). As cenas foram analisadas buscando traços do modo de pensamento monolíngue e não monolíngue em ação na sua prática como professora, ou, ao contrário, foram esses acontecimentos que lhe deram a ver estes modos de pensamento. Apresenta-se, ainda, em uma abordagem etnográfica realizada por meio de entrevistas, a investigação dos modos de pensamento dos alunos de famílias de origem estrangeira da escola. A conclusão é que os modos de pensamento monolíngue e não monolíngue coexistem, em um jogo de forças que reflete questões epistemológicas e ontológicas dos participantes da pesquisa.
Título en inglés
An (auto)ethnographic look at the monolingual and nonmonolingual modes of thought at the Feusp Escola de Aplicação: challenges and potentialities
Palabras clave en inglés
Autoethnography
Language education
Monolingualism
Translanguaging
Resumen en inglés
This research investigates the presence of monolingual and non-monolingual modes of thought circulating in the Escola de Aplicação at FEUSP. It is presented episodes from the researcher's daily life as a French teacher in elementary school, stories that were launched as a research method by autoethnography (ELLIS, 2004, HOLMAN, JONES, 2005; JONES; ADAMS; ELLIS, 2013) and by the ideas of Bruner (1997; 2002) and Galvão (2005). The scenes were analyzed looking for traces of the monolingual and nonmonolingual way of thinking in action in her practice as a teacher, or, on the contrary, it was these events that made her perceive these ways of thinking. It is also presented, in an ethnographic approach carried out through interviews, the investigation of the ways of thinking of students from families of foreign origin at the school. The conclusion is that the monolingual and non-monolingual modes of thought coexist, in a game of forces that reflects epistemological and ontological questions of the research subjects.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-06-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.