• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2023.tde-26042023-130504
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Augusta Ferraz
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini (Presidente)
Ortale, Fernanda Landucci
Tanzi Neto, Adolfo
Título en portugués
A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método: uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
Palabras clave en portugués
Agência docente
Autonomia docente
CLIL
Conhecimentos docentes
Formação docente
Pós-método
Trabalho docente
Resumen en portugués
A presente pesquisa constitui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada com o intuito de verificar se as publicações acadêmicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos de alguma forma corroboram com a percepção da pesquisadora de que há tensões teóricas entre a abordagem CLIL e o movimento Pós-método, principalmente em relação ao trabalho, conhecimentos e formação de professores de línguas. O intuito do trabalho é revelar o Estado da Arte das produções nacionais e internacionais publicadas na última década sobre os temas selecionados e analisar a autonomia e agência docente no processo de ensino de línguas, a partir de uma abordagem muito em voga em diversos contextos para o ensino de línguas e conteúdo, e um movimento que propõe, não a utilização de métodos ou abordagens num movimento de cima para baixo mas um processo de formação e desenvolvimento da autonomia e conhecimentos docentes, para que as escolhas referentes ao ensino de línguas sejam feitas a partir de uma teoria da prática sensível ao contexto (KUMARAVADIVELU, 2006). A Revisão Sistemática de artigos e trabalhos acadêmicos realizada em bases nacionais (Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) e internacionais (ERIC e Taylor and Francis Online) no ano de 2020 resultou em diversos trabalhos e as produções foram organizadas a partir das combinações de busca e temáticas encontradas. A seleção dos trabalhos para análise foi baseada no interesse da pesquisadora sobre os temas da autonomia e agência docente. As produções na análise foram organizadas de acordo com os temas e países de origem e revelaram vantagens e contrapontos em relação ao uso da abordagem CLIL e dos pressupostos do movimento Pós-método nos contextos analisados.
Título en inglés
The CLIL approach and Postmethod Pedagogy: a systematic review on work, knowledge and teacher training
Palabras clave en inglés
CLIL
Post-method
Teacher agency
Teacher autonomy
Teachers knowledge
Teachers professional development
Teachers work
Resumen en inglés
The present research is a Systematic Literature Review which aims at verifying tensions between the CLIL approach and the Post-method Movement in national and international academic publications from the past ten years, related to teachers work, knowledge, and professional development. The paper also aims at revealing the State of the Art of national and international publications from the last decade, and at analyzing teachers autonomy and agency in language teaching from the point of view of a worldwide recognized approach and a movement that proposes, not the use of methods and approaches in a top-down movement, but a process which values teachers autonomy, knowledge, and development so that the choices concerning language teaching are made from the context in which it takes place, through a context-sensitive theory of practice (KUMARAVADIVELU, 2006). The Systematic Literature Review made in national databases (Portal de Periódicos, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) and international databases (ERIC and Taylor and Francis Online) found several papers which were organized in tables and spreadsheets according to themes and search combinations. The selection of papers for analysis was based in the researchers interest on teachers autonomy and agency. The productions for analysis were organized according to countries of origin and themes and revealed advantages and disadvantages related to the use of CLIL and the theories proposed by the Post-method Movement in the contexts analyzed.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.