• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-26042023-122626
Documento
Autor
Nombre completo
Marco Antonio da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Magro, Adriana Rosely
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Sanmartin, Stela Maris
Vasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa
Título en portugués
O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta
Palabras clave en portugués
A/r/tografia
Adolescentes
Arquétipo da sombra
Arte
Crianças
Educação emancipadora
PEBA
Pedagogia do Palhaço
Resumen en portugués
A presente pesquisa apresenta um recorte da nossa investigação de 22 anos como artista educador utilizando a Pedagogia do Palhaço, a qual foi tema de nosso mestrado defendido na FEUSP sob orientação da Profª Drª Patrícia Dias Prado no ano de 2016. Este recorte enfoca a sombra pessoal, sob a ótica de Carl G. Jung, de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade como elemento de ponto de partida no processo artístico-educativo. As metodologias utilizadas são as abordagens qualitativa e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A abordagem qualitativa é utilizada na primeira e na segunda parte da tese, nas quais coletamos e trazemos estudos, informações, opiniões, impressões e pontos de vistas de pesquisadores da sombra, da arte, da educação, da infância, da adolescência, da internet e do Estado em relação às áreas de vulnerabilidade. Outrossim, nos interessa investigar a sombra em interface com os estudos enunciados, no afã de buscar entender o fenômeno em profundidade, isto é, como a sombra e a assunção da mesma podem contribuir com a formação cidadã. A abordagem PEBA é utilizada na terceira parte da pesquisa, quando dissertamos sobre estudos de caso dos nossos trabalhos de campo. Nessa terceira parte pretendemos, para além de apresentar os resultados, ampliar a discussão acerca da abordagem da sombra de forma artística no processo educativo de crianças e adolescentes, tanto quanto contribuir com o debate nas áreas da Psicologia da Educação e da Sociologia da Educação.
Título en inglés
The archetype of shadow, art and education of childrenandadolescents in areas of social vulnerability: introduction to a non-violent life
Palabras clave en inglés
A/r/tografy
ABER
Adolescents
Archetype of shadow
Areas of social vulnerability
Art
Children
Emancipatory education
Pedagogy of the Clown
Resumen en inglés
This research presents a excerpt of our 22-year investigation as an educator artist usingthe Pedagogy of the Clown, which has been the subject of our Master Degree at FEUSP, in2016, under the guidance of Prof. Patrícia Dias Prado, Ph.D. This excerpt focuses onthepersonal shadow, as described by Carl G. Jung, of children and adolescents in areas of socialvulnerability, as a starting point in the art-education process. The methodologies usedarethequalitative approach and the ABER approach (Arts-based educational research). Thequalitative approach is applied in the first and second parts of the thesis, in whichweprovidestudies, information, opinions, impressions and points of view fromresearchers ontheshadow, art, education, childhood, adolescence and the State, and their correlationwithareasof social vulnerability. Furthermore, we intend to investigate the shadowin connectionwiththe studies mentioned, with the aim of obtaining a deep understanding of the phenomenon,namely, how the shadow and its assumption may contribute to citizenship formation. TheABER approach is applied in the third part of the research, where we discuss the casestudiesof our field work. In this third part, beyond presenting results, we aimto expandonthediscussion on the shadow approach under an artistic form in the education process of childrenand adolescents, as well as contribute to the wider debate in the areas of PsychologyofEducation and Sociology of Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.