• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-26042023-122626
Document
Auteur
Nom complet
Marco Antonio da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Iavelberg, Rosa (Président)
Magro, Adriana Rosely
Oliveira, Ronaldo Alexandre de
Sanmartin, Stela Maris
Vasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa
Titre en portugais
O arquétipo da sombra, a arte e a educação de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade: introdução a uma vida não violenta
Mots-clés en portugais
A/r/tografia
Adolescentes
Arquétipo da sombra
Arte
Crianças
Educação emancipadora
PEBA
Pedagogia do Palhaço
Resumé en portugais
A presente pesquisa apresenta um recorte da nossa investigação de 22 anos como artista educador utilizando a Pedagogia do Palhaço, a qual foi tema de nosso mestrado defendido na FEUSP sob orientação da Profª Drª Patrícia Dias Prado no ano de 2016. Este recorte enfoca a sombra pessoal, sob a ótica de Carl G. Jung, de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade como elemento de ponto de partida no processo artístico-educativo. As metodologias utilizadas são as abordagens qualitativa e a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A abordagem qualitativa é utilizada na primeira e na segunda parte da tese, nas quais coletamos e trazemos estudos, informações, opiniões, impressões e pontos de vistas de pesquisadores da sombra, da arte, da educação, da infância, da adolescência, da internet e do Estado em relação às áreas de vulnerabilidade. Outrossim, nos interessa investigar a sombra em interface com os estudos enunciados, no afã de buscar entender o fenômeno em profundidade, isto é, como a sombra e a assunção da mesma podem contribuir com a formação cidadã. A abordagem PEBA é utilizada na terceira parte da pesquisa, quando dissertamos sobre estudos de caso dos nossos trabalhos de campo. Nessa terceira parte pretendemos, para além de apresentar os resultados, ampliar a discussão acerca da abordagem da sombra de forma artística no processo educativo de crianças e adolescentes, tanto quanto contribuir com o debate nas áreas da Psicologia da Educação e da Sociologia da Educação.
Titre en anglais
The archetype of shadow, art and education of childrenandadolescents in areas of social vulnerability: introduction to a non-violent life
Mots-clés en anglais
A/r/tografy
ABER
Adolescents
Archetype of shadow
Areas of social vulnerability
Art
Children
Emancipatory education
Pedagogy of the Clown
Resumé en anglais
This research presents a excerpt of our 22-year investigation as an educator artist usingthe Pedagogy of the Clown, which has been the subject of our Master Degree at FEUSP, in2016, under the guidance of Prof. Patrícia Dias Prado, Ph.D. This excerpt focuses onthepersonal shadow, as described by Carl G. Jung, of children and adolescents in areas of socialvulnerability, as a starting point in the art-education process. The methodologies usedarethequalitative approach and the ABER approach (Arts-based educational research). Thequalitative approach is applied in the first and second parts of the thesis, in whichweprovidestudies, information, opinions, impressions and points of view fromresearchers ontheshadow, art, education, childhood, adolescence and the State, and their correlationwithareasof social vulnerability. Furthermore, we intend to investigate the shadowin connectionwiththe studies mentioned, with the aim of obtaining a deep understanding of the phenomenon,namely, how the shadow and its assumption may contribute to citizenship formation. TheABER approach is applied in the third part of the research, where we discuss the casestudiesof our field work. In this third part, beyond presenting results, we aimto expandonthediscussion on the shadow approach under an artistic form in the education process of childrenand adolescents, as well as contribute to the wider debate in the areas of PsychologyofEducation and Sociology of Education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.