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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-24012024-151303
Documento
Autor
Nome completo
Julio Cesar de Carvalho Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Jesus, Emari Andrade de
Pietri, Emerson de
Ribeiro, Mariana Aparecida de Oliveira
Souza, Silvana Paulina de
Título em português
A escrita de minicontos em uma escola pública da rede municipal de São Paulo: operações epilinguísticas e marcas de autoria
Palavras-chave em português
Autoria
Escrita
Miniconto
Operações epilinguísticas
Resumo em português
A pesquisa tomou como objeto as marcas de autoria, por meio das operações epilinguísticas contidas em minicontos produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal da Cidade de São Paulo. Partindo de uma tese, segundo a qual a conquista da autoria, por parte dos estudantes, pode estar correlacionada com a ação didática do professor que trabalha com a reescrita em uma acepção que mobiliza as operações epilinguísticas, assim sendo a pesquisa assume como sua a seguinte questão: considerando a existência de um trabalho pedagógico que privilegia a ocorrência das operações epilinguísticas, quais marcas de autoria podem ser encontradas na produção escrita de miniconto? De modo geral, este estudo visa a investigar a produção escrita de minicontos de alunos do 9º ano de uma escola pública municipal de São Paulo, em uma oficina de escrita na qual a ação didática do professor privilegia a reescrita em uma acepção que mobiliza as operações epilinguísticas. De modo específico, tem como seu os seguintes objetivos: analisar os minicontos redigidos pelos estudantes para: a) elencar as marcas de autoria presentes na superfície textual; b) explorar as operações de revisão, de modo a salientar o descentramento de quem escreve, durante o ato de escrever; e c) valorizar o que ocorre no ensino da escrita, por meio da ação didática do professor, que privilegia a reescrita em uma acepção que mobiliza as operações epilinguísticas. O ponto de partida foram as teorias culiolianas postulando que as atividades epilinguísticas funcionam em um nível inconsciente para o falante que, inadvertidamente, vai fazendo escolhas para ajustar o seu texto (Culioli, 1999; Romero, 2011). Acrescentou-se a isso o entendimento de que o professor de Língua Portuguesa precisa auxiliar seu aluno a transformar o recurso inconsciente em consciente (Franchi, 1984, 1987; Geraldi, 2015). Para a coleta de dados, no segundo semestre de 2019, realizou-se uma oficina de minicontos, com duração de 12 horasaula. Os participantes são 70 estudantes de três turmas de 9º ano, com idades de 13 a 16 anos no momento de realização da oficina. O trabalho prático consistiu em uma abordagem que buscou a prática de leitura do gênero textual, uma sequência didática de produção textual que exemplificou o passo a passo da escrita do gênero e uma intervenção que colaborou para que o estudante entendesse os apontamentos realizados pelo professor, resultando na melhoria na qualidade dos textos e, em uma investigação mais cuidadosa no âmbito da correção, visando elencar marcas de autoria, por meio das escolhas linguísticas realizadas pelos discentes. Foi organizado em três etapas: 1) leitura e interpretação de minicontos; 2) realização de sequência didática proposta no material utilizado pelos estudantes em aula regular; e 3) produção escrita a partir de nova proposta. O corpus da presente tese é composto por 84 minicontos. Sua análise mostrou que, por meio de uma atividade reflexiva e bem direcionada na prática de produção de texto escrito, é possível identificar marcas de autoria, por intermédio das operações linguísticas que os alunos realizam em seus textos. Assim, conclui-se que as modificações que os estudantes realizam em suas produções (operações epilinguísticas), além de contribuírem para elevar a qualidade de seus textos, resultam na representação de marcas de autoria.
Título em inglês
The writing of flash fictions in a public school in the municipal network of São Paulo: epilinguistic operations and marks of authorship
Palavras-chave em inglês
Authorship
Epilinguistic operations
Flash Fictions
Writing
Resumo em inglês
The research took, as its object, the marks of authorship, through epilinguistic operations contained in flash fictions produced by students in the 9th year of Elementary School, from a municipal public school in the City of São Paulo. Starting from a thesis, according to which the achievement of authorship, on the part of students, can be correlated with the didactic action of the teacher who works with rewriting in a sense that mobilizes epilinguistic operations, therefore the research assumes as its own the following question: considering the existence of a pedagogical work that privileges the occurrence of epilinguistic operations, what marks of authorship can be found in the written production of short stories? In general, this study aims to investigate the written production of short stories by 9th grade students at a municipal public school in São Paulo, in a writing workshop in which the teacher's didactic action privileges rewriting in a sense that mobilizes the operations epilinguistics. Specifically, its objectives are: to analyze the short stories written by students to: a) list the authorship marks present on the textual surface; b) explore revision operations, in order to highlight the decentering of those who write, during the act of writing; and c) value what happens in the teaching of writing, through the teacher's didactic action, which privileges rewriting in a sense that mobilizes epilinguistic operations. The starting point was Culiolian theories, postulating that epilinguistic activities work at an unconscious level for the speaker who, inadvertently, makes choices to adjust their text (Culioli, 1999; Romero, 2011). Added to this was the understanding that the Portuguese language teacher needs to help his student transform the unconscious resource into a conscious one (Franchi, 1984, 1987; Geraldi, 2015). For data collection, in the second half of 2019, a mini-story workshop was held, lasting 12 class hours. The participants are 70 students from three 9th grade classes, aged 13 to 16 at the time of the workshop. The practical work consisted of an approach that sought the practice of reading the textual genre, a didactic sequence of textual production that exemplified the step-by-step writing of the genre and an intervention that helped the student understand the notes made by the teacher, resulting in in improving the quality of texts and, in a more careful investigation in the scope of correction, aiming to list marks of authorship, through the linguistic choices made by students. It was organized in three stages: 1) reading and interpretation of flash fictions; 2) carrying out a didactic sequence proposed in the material used by students in regular classes; and 3) written production based on a new proposal. The corpus of this thesis is composed of 84 flash fictions. Their analysis showed that, through a reflective and well-directed activity in the practice of producing written text, it is possible to identify marks of authorship, through the linguistic operations that students perform in their texts. Thus, it is concluded that the modifications that students make in their productions (epilinguistic operations), in addition to contributing to raising the quality of their texts, result in the representation of authorship marks.
 
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Data de Publicação
2024-01-31
 
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