• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-24012024-145420
Document
Auteur
Nom complet
Fernando de Oliveira Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Machado, Nilson Jose (Président)
Demai, Fernanda Mello
Duboc, Ana Paula Martinez
Nakashato, Guilherme
Vidigal, Sonia Maria Pereira
Titre en portugais
Literatura integrando currículos
Mots-clés en portugais
Currículo
Interdisciplinaridade
Literatura
Professor-pesquisador
Propostas metodológicas
Resumé en portugais
A presente tese tem como principal pretensão construir um caminho para diminuir a fragmentação curricular vivenciada em todos os contextos de Educação na atualidade. Partindo da hipótese de que isso prejudica a construção do significado, o objetivo desta tese é remediar (com propostas metodológicas interdisciplinares de integração curricular) e prevenir (com a fundamentação teórica nas propostas) a fragmentação por meio de Literatura como um centro de interesse. Para tanto, esta tese está dividida em 4 capítulos: um documental e bibliográfico, dois bibliográficos e o último de caráter empírico. No 4º capítulo, são elaboradas propostas metodológicas interdisciplinares com base teórica para integração curricular a partir de textos literários de acordo com os currículos de Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio. Selecionei poemas de Luís Vaz de Camões, Gregório de Matos Guerra e Fernando Pessoa; e contos de Raquel de Queiroz e Mia Couto. O contexto escolhido é o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). Assim, a presente pesquisa pretende responder à seguinte questão: Como Literatura pode integrar os conhecimentos de um Currículo? Conclui-se que Literatura possui caráter integrador em propostas metodológicas que respeitem os documentos norteadores de determinado curso e instituição, bem como se estruturando nos caminhos e referências aqui selecionados em relação a: progresso das especializações disciplinares (Morin, 2011); interdisciplinaridade (Fazenda, 2012); Pesquisa de Professor (Freeman, 1998); linguagem na Ciência (concepções de Vico); força das narrativas (Bruner, 2014); três estágios da leitura (Ricoeur, 2010); Literatura (Candido, 2017); Ensino de Literatura (Todorov, 2015); Currículo (Machado, 2016); valores a serem preservados para um bom texto literário (Calvino, 2010); seleção dos textos literários (Bajour, 2012); Cultura da Educação (Bruner, 2001); letramento literário (Cosson, 2012); repertório de Leitor do Professor-Pesquisador; e avaliação de aprendizagem e dos resultados (Luckesi, 2012); além de bibliografia específica da área em questão. No caso dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP, as propostas desenvolvidas permitem trabalhos interdisciplinares com a diminuição de avaliações para os alunos, deixando-os menos sobrecarregados e trazendo uma aprendizagem mais significativa. Por fim, o presente trabalho não se trata de uma pesquisa quantitativa, mas sim de um ensaio com referências bibliográficas e documentais, além de propostas práticas embasadas teoricamente, reforçando a ideia de que narrativas podem integrar conhecimentos de todos os cursos de uma instituição em qualquer nível de formação.
Titre en anglais
Literature integrating Curricula
Mots-clés en anglais
Curriculum
Interdisciplinarity
Literature
Methodological proposals
Teacher-researcher
Resumé en anglais
This research aims at building a path to reduce the curricular fragmentation experienced in all contexts of Education nowadays. Assuming that this hinders the construction of meaning, the objective of the study is to lessen (through interdisciplinary methodological proposals for curricular integration) and prevent (with theoretical groundings in the proposals) fragmentation through Literature as a center of interest. In order to achieve this purpose, this thesis is divided into a documentary and bibliographic, two bibliographic and one empiric chapters. In the 4th chapter, interdisciplinary methodological proposals are developed on a theoretical basis for curricular integration using literary texts aligned with curricula of Technical Courses integrated with High School Education. Poems by Luís Vaz de Camões, Gregório de Matos Guerra and Fernando Pessoa; as well as short stories by Raquel de Queiroz and Mia Couto were selected. The context is Ifsp (Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo) and the present research aims to answer the following question: How can Literature integrate the knowledge of a Curriculum? It is concluded the Literature has an integrative character in methodological proposals that respect the guiding documents of a given course and institution. It is also structured in the paths and references selected here regarding the progress of disciplinary specializations (Morin, 2011); interdisciplinary (Fazenda, 2012); Teacher-Research (Freeman, 1998); language in Science (Vicos conceptions); the power of narratives (Bruner, 2014); three stages of reading (Ricoeur, 2010); Literature (Candido, 2017); Literature Teaching (Todorov, 2015); Curriculum (Machado, 2016); values to be preserved for the production of good literary text (Calvino, 2010); selection of literary texts (Bajour, 2012); Culture of Education (Bruner, 2001); literary literacy (Cosson, 2012); Teacher-Researcher Readers repertoire; and assessment of learning and results (Luckesi, 2012); in addition to a specific bibliography in the field. In the case of the Technical Courses integrated with High School Education offered at Ifsp, the proposals created here will allow interdisciplinary work with a reduction in assessment for students, which shall let them less overloaded and contribute for more meaningful learning. Finally, this work is not a quantitative research but rather an essay with bibliographic and documentary references, and brings theoretically grounded practical proposals, reinforcing the idea that narratives can integrate knowledge from all courses of an institution at any educational level.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.