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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2020.tde-23102020-122303
Documento
Autor
Nome completo
Adalberto Vitor Raiol Pinheiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Iavelberg, Rosa (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Concilio, Vicente
Koudela, Ingrid Dormien
Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
Título em português
Escrevivência e rotas de cultura: tessituras da aprendizagem dialógica
Palavras-chave em português
Arte-educação
Escrevivência
Experiência
Relações dialógicas
Rota de cultura
Resumo em português
O objetivo desta pesquisa é investigar uma prática pedagógica que reconheça, nas relações dialógicas, novos olhares, reflexões, troca de conhecimentos e ampliação de modos de fazer e ser dos alunos. Desse modo, utilizamos arte visual e literária, compreendida como rota de cultura, a qual assume o papel de motivar diferentes ponderações e ações de aprendizagem por meio de três eixos: fazer, apreciar e refletir. Diante desse entendimento, as rotas de cultura despontam como dispositivo de apreciação e reflexão (leituras), enquanto o procedimento da escrevivência converte-se no fazer (produção verbal e/ou não verbal), no qual os sujeitos têm possibilidade de posicionar-se em relação a vários temas e assuntos. Assim, esta pesquisa pretende trazer à luz a prática pedagógica pautada no fluxo dialógico da escrevivência, constituído de rotas de cultura, jogos teatrais e escrevivência, os quais constituem-se elementos deflagradores do processo de aprendizagem, propiciando a leitura das vivências, incentivando a investigação coletiva e agindo como síntese da aprendizagem vivenciada. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico e qualitativo, a partir do labirinto de vivências, tal metáfora refere-se às ações educativas cujo propósito é contemplar um ambiente de pluralização e desestabilização de conceitos prontos, em que indivíduo esteja em um contexto aberto às múltiplas vivências e aprendizagens. A amostra de pesquisa é composta por um grupo de alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de tempo integral Prof. Jamil Khauan, situada no interior do estado de São Paulo. Os oito encontros do labirinto foram alicerçados em quatro blocos temáticos: o primeiro deles, arte, relação eu-outro e adolescência; o segundo, a palavra no processo de interação; o terceiro, reflexões sobre/na prática; e o último, criação e elaboração das escrevivências. Os resultados da pesquisa indicam que os sujeitos vivenciaram uma experiência educativa em arte visual e literária, compreendida neste contexto como rota de cultura, a qual possibilitou novas conexões dos participantes consigo e com o outro, em um cenário de inter-relações constantes com a subjetividade, cultura, historicidade, conhecimento, percepção e imaginação. Para o professor, este indivíduo assume o papel de investigador criativo e participante ativo num processo de contínuas negociações de significados, posicionamentos e atitudes.
Título em inglês
Writing-livigness and culture routes: dialogues of dialogical learning
Palavras-chave em inglês
Art education
Culture route
Dialogical relations
Experience
Writing-livigness
Resumo em inglês
The purpose of this research is to investigate a pedagogical practice that recognizes, in dialogic relations, new perspectives, reflections, knowledge exchange and expansion of students' ways of doing and being. Thus, we use visual and literary art, understood as a culture route, which assumes the role of motivating different considerations and learning actions through three axes: doing, appreciating and reflecting. Before, this understanding, the routes of culture emerge as a device of appreciation and reflection (readings), while the procedure of writing becomes the doing (verbal and / or nonverbal production), in which subjects have the possibility to position themselves in relation to various themes and subjects. Thus, this research aims to bring to light the pedagogical practice based on the dialogical flow of scribing, constituted by cultural routes, theatrical games and scribing, which are elements that triggers the learning process, providing the reading of experiences, encouraging research. acting as a synthesis of the learning experience. For this, an ethnographic and qualitative study was performed, based on the labyrinth of experiences, such metaphor refers to educational actions whose purpose is to contemplate an environment of pluralization and destabilization of ready concepts, in which individual is in a context open to multiple experiences and learnings. The research sample is made up of a group of high school students from State School full time. Jamil Khauan, located in the interior of the state of Sao Paulo. The eight labyrinth meetings were based on four thematic blocks: the first, art, self-relationship and adolescence; the second, the word in the process of interaction; the third, reflections on / in practice; and the last, creation and elaboration of the records. The results of the research indicate that the subjects lived an educational experience in visual and literary art, understood in this context as a cultural route, which allowed new connections of the participants with themselves and with each other, in a scenario of constant interrelations with subjectivity, culture, historicity, knowledge, perception and imagination. For the teacher, this individual assumes the role of creative researcher and active participant in a process of continuous negotiation of meanings, positions and attitudes.
 
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Data de Publicação
2020-12-28
 
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