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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-23062021-141629
Documento
Autor
Nome completo
Eliane Candida Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Bernardes, Maria Eliza Mattosinho (Presidente)
Aguiar, Wanda Maria Junqueira
Calejon, Laura Marisa Carnielo
Sforni, Marta Sueli de Faria
Szymanski, Maria Lidia Sica
Título em português
Formação continuada de professores para a educação inclusiva: pela superação do pragmatismo reflexivo - contribuições da perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave em português
Atividade formativa
Educação inclusiva
Formação continuada
Teoria histórico-cultural
Resumo em português
A pesquisa tem como finalidade compreender as condições formativas mediadoras da constituição da práxis pelo professor que ensina no contexto da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, delimitando-se como objetivo analisar a relação entre desenvolvimento de formação continuada e a reorganização do ensino pelos professores participantes acarretando as aprendizagens dos seus alunos. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se no Materialismo Histórico Dialético para a concepção de homem, de ciência e o propósito de explicar a realidade buscando possibilidades para sua transformação. Realizou-se um sistema de ações para investigações teóricas e pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se com a organização de uma atividade formativa em um curso de aperfeiçoamento para professores da educação básica, desenvolvido na Universidade de São Paulo, em quatro etapas: I- preparação do curso com planejamento, aprovações institucionais necessárias e seleção dos professores participantes; II- execução do curso com encontros presenciais, estudos prévios de textos pelos professores participantes e realização de tarefas relacionadas ao planejamento e registro das práticas em suas respectivas turmas, que incluem alunos com deficiência ou com necessidades de intervenções diferenciadas no mesmo contexto educativo que os demais; III- acompanhamento ao longo do curso com devolutivas individuais sobre as tarefas realizadas, bem como discussões no coletivo; IV- acompanhamento pós-curso, com aplicação de questionário sobre condições vividas pelos professores participantes e consulta a registros das práticas em andamento. A apresentação e a discussão dos dados ocorreram a partir da análise de episódios, análise da enunciação verbal e da elaboração de um modelo teórico do movimento de transformação observado em dois professores participantes. Aponta-se para a tese de que a reelaboração de práticas pelos professores da educação básica em processos formativos continuados, visando ensinar a todos os estudantes, está relacionada ao movimento de constituição do pensamento teórico em tais práticas e a sua objetivação, superando o pragmatismo presente na reflexão sobre a prática e aproximando-se da práxis que transforma as ações e os sujeitos do processo. Identifica-se como síntese desse processo a atividade formativa, que integra, como unidade complexa, conhecimentos teórico-práticos. Esse processo ocorre pela sistematização de elaborações verbais orais e escritas sobre as práticas pelos professores, em situações intersubjetivas, analisando-se a coerência destas para seus fins e as respostas apresentadas pelos respectivos alunos, mediadas por conceitos sobre o processo de desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-cultural. Constata-se que a significação da finalidade da atividade do professor e a constituição da práxis são ao mesmo tempo produto e meio do processo vivido, observando-se movimentos, ainda que parciais, na busca da superação das dificuldades encontradas no cotidiano pelos professores participantes.
Título em inglês
Continuing teacher education for inclusive education: vercoming reflective pragmatism - contributions from the historic-cultural perspective
Palavras-chave em inglês
Continuing education
Formative activity
Historic-cultural theory
Inclusive education
Resumo em inglês
The research has the purpose to understand the formative conditions mediating the constitution of praxis by the teacher who teaches in the context of the National Policy on Special Education from the perspective of Inclusive Education, with the objective of analyzing the relationship between the development of continuing education and the reorganization of teaching by participating teachers resulting in the learning of their students. The referential theoretical methodological of the research is based on Historical-dialectical materialism for the conception of humans, of science and the purpose of explaining reality, seeking possibilities for its transformation. A system of actions was carried out for theoretical investigations and field research. Data collection took place with the organization of a formative activity in a course for teachers of basic education, developed at the University of São Paulo, in four stages: I- preparation of the course with planning, necessary institutional approvals and selection of participating teachers; II - execution of the course with presential meetings, previous studies of texts by the participating teachers and carrying out tasks related to the planning and written record of practices in their respective classes with students with disabilities or with needs for differentiated interventions in the same educational context as the others; III- support throughout the course with individual devolutive on the tasks made, as well as discussions in the collective; IV- follow-up after program conclusion, with the application of a questionnaire about the conditions experienced by the participating teachers and consultation of written records of ongoing practices. The presentation and discussion of the data occurred from the analysis of episodes, analysis of verbal enunciation and the development of a theoretical model of the transformation movement observed in two participating teachers. It is pointed to the thesis that the re-elaboration of practices by basic education teachers in continuing education processes, aiming to teach all students, is related to the movement of constituting theoretical thinking in such practices and their objectification, overcoming the pragmatism present in the reflection on the practice and approaching the praxis that transforms the actions and subjects of the process. We identified as a synthesis of this process the formative activity that integrates, as a complex unit, theoretical and practical knowledge. This process occurs by the systematization of oral and written verbal elaborations about the practices by the teachers, in intersubjective situations, analyzing their coherence for their purposes and the answers presented by the respective students, mediated by concepts about the human development process from the perspective of Historic-cultural theory. It is found that the meaning of the purpose of the teacher's activity and the constitution of praxis is at the same time product and means of the lived process, observing movements, even if partial, in the search for overcoming the difficulties encountered in the quotidian by the participating teachers.
 
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Data de Publicação
2021-06-25
 
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