• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-23052022-095727
Documento
Autor
Nome completo
Maraiza Oliveira Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Fonseca, Viviane Potenza Guimarães Pinheiro
Jacinto, Luis Manuel Jacob
Parreira, Gizele Geralda
Pataro, Cristina Satiê de Oliveira
Título em português
Interfaces da psicologia e da educação nos processos de envelhecimento: entre horizontes e jornadas
Palavras-chave em português
Educação e psicologia
Processos de envelhecimento
Projetos de vida
Resumo em português
A tese intitulada Interfaces da Psicologia e da Educação nos processos de envelhecimento: entre horizontes e jornadas inscreve-se na área de concentração Educação, Linguagem e Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo e tem como objetivo principal compreender os projetos de vida de adultos e idosos e o papel da educação e da busca pelo conhecimento na organização desses projetos. A partir da contribuição teórica de diversos autores, conceituamos projetos de vida como intenções de um sujeito (ou de um grupo) que negocia, de modo dinâmico e singular, com a realidade concreta e que, a partir disso, mobiliza modos significativos de ser e/ou agir no mundo, tendo em vista o que conhece sobre si mesmo e a partir das contradições do contexto em que vive. Os horizontes que mencionamos no título referem-se aos direitos que ainda não alcançamos enquanto sociedade: o inédito viável (FREIRE, 2013a) de uma educação acessível a todos, independentemente da idade. E as jornadas se referem aos segmentos dos percursos de vida dos participantes da pesquisa, analisados a partir da teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento (MORENO; SASTRE; BOVET; LEAL, 1999). Buscando problematizar a triangulação entre projetos de vida, envelhecimento e educação, realizamos duas etapas de pesquisa: questionários com 118 pessoas com idade entre 55 e 91 anos, e entrevistas com dez adultos e idosos que voltaram a estudar, no nível superior e pós-graduação, após os 55 anos. Esse estudo, de caráter exploratório, indicou que os projetos de vida que se convergem em elementos centrais relacionados à busca pelo conhecimento parecem estar relacionados a níveis mais altos de satisfação com a vida. Análises qualitativas mostraram que a inserção no contexto educativo possibilita a ressignificação de histórias de vida, bem como a construção de novas perspectivas de futuro e sentidos de vida. Nossos resultados confirmam a urgência da construção de um projeto social de educação que seja para além de uma função mercadológica e que seja possível para todos, independentemente da idade.
Título em inglês
Interfaces of psychology and education in aging processes: between horizons and journeys
Palavras-chave em inglês
Aging processes
Education and psychology
Life projects
Resumo em inglês
The thesis entitled Interfaces of Psychology and Education in the aging process: between horizons and journeys is part of the concentration area Education, Language and Psychology of the Postgraduate Program in Education at the University of São Paulo and has as main objective to understand the life projects of adults and elderly people and the role of education in the organization of these projects. Based on the theoretical contribution of several authors, we conceptualize life projects as the intentions of a subject (or a group) that negotiates dynamically and uniquely with the concrete reality and, from that, mobilizes significant ways of being and/or to act in the world, considering what he knows about himself and from the contradictions of the context in which he lives. In this sense, the horizons mentioned in the title refer to the rights that we have not yet reached: the viable unprecedented (FREIRE, 2013a) of an education accessible to all, regardless of age. And the journeys refer to segments of the research participants' life paths, analyzed from the theory of Organizing Models of Thought (MORENO; SASTRE; BOVET; LEAL, 1999). Seeking to problematize the triangulation between life projects, aging and education, we carried out an empirical investigation in two stages: a questionnaire with 118 people aged between 55 and 91 years and interviews with ten older adults and elderly people who returned to study at the higher education and postgraduate studies after the age of 55. This exploratory study indicated that life projects that converge on central elements related to the search for knowledge seem to be related to higher levels of satisfaction with life. Qualitative analyzes showed that the insertion in the educational context enables the resignification of life stories, as well as for the construction of new perspectives for the future and meanings of life. Our results confirm the urgency of building a social education project that goes beyond a marketing function and that is possible for everyone, regardless of age.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.