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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2021.tde-22062021-193229
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Henrique Rizzo Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Riolfi, Claudia Rosa (Presidente)
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto
 
Título em português
Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar : os graus de autoria no ensino médio
Palavras-chave em português
Argumentação
Autoria
Ensino médio
Escrita
Graus
Resumo em português
Esta dissertação analisa textos argumentativos, redigidos por alunos do Ensino Médio em escola pública, fora de contexto de avaliação, visando a identificar a diversidade dos recursos linguísticos que evidenciam os indícios de autoria (POSSENTI, 2002). Tem-se como objetivos específicos: 1) Traçar um panorama da produção dos alunos de Ensino Médio, diferenciando qualitativamente as características dos textos com mais ou menos autoria; e 2) Tendo em vista a necessidade de se levar os estudantes do Ensino Médio a escrever textos autorais, discutir a noção de graus de autoria. A hipótese elaborada é a de que a autoria em textos redigidos por estudantes em contexto escolar pode ser escalonada por meio de graus, que são identificáveis e analisáveis a partir da presença de indícios (marcas linguístico-discursivas) que se desvelam no texto. O corpus que compõe este trabalho são textos argumentativos coletados no ano de 2016, em uma escola pública da cidade de Osasco (SP). Os participantes da pesquisa são 285 alunos da 1a à 3a séries do Ensino Médio. Um primeiro movimento analítico foi buscar, junto ao corpus, os dois indícios de autoria propostos por Possenti (2002, 2013), quais sejam: 1) dar voz a outros enunciadores; e 2) manter distância em relação ao próprio texto. Ao fazê-lo, percebeu-se a necessidade de trabalhar analiticamente com novos indícios de autoria, quais sejam: 1) modalização discursiva; 2) coesão textual expressiva; 3) período hipotético aprofundado; 4) poder de metaforização; 5) engenhos da ironia; e 6) desvio criativo. Levando em conta a necessidade de, em contexto pedagógico, acompanhar a conquista da autoria por parte de sujeitos em formação, criou-se a escala de Graus de Autoria, um dispositivo de aferição da autoria que possibilitaria ao professor, em sala de aula, um modo promissor de registrar o quão autoral cada texto é, por meio da manifestação de diferentes indícios. A vantagem desse dispositivo seria, inclusive, a partilha com seus alunos. Como resultados, obtiveram-se apenas 10% de textos em maiores escalas dos Graus de Autoria, daí a necessidade de colaborar de forma propositiva, para que a escola encontre modos mais profícuos de ajudar o aluno a conquistar a escrita de textos cada vez mais autorais.
 
Título em inglês
If this street were mine, I would have it tiled: the degrees of authorship in high school
Palavras-chave em inglês
Argumentative text
Authorship
Degrees
High school
Writing
Resumo em inglês
This dissertation analyzes argumentative essays, they were written by high school students at a public school, outside the context of evaluation, aiming to identify the diversity of linguistic resources that show evidence of authorship (POSSENTI, 2002). The specific objectives are: 1) Draw an overview the production of High School students, distinguishing qualitatively the characteristics of texts from authorship; and 2) Focusing on the need of asking students to write authorial texts, discuss the notion of degrees of authorship. The raised hypothesis is that authorship in texts written by those students at school context can be staggered through levels, which are identifiable and analyzed from linguistic-discursive marks, which are revealed in the text. The corpus that composes this research uses argumentative essays collected in 2016, at a public school in Osasco town (SP). The research participants are 285 students from the 1st to 3rd year of High School. A first analytical movement was to show, together with the corpus, the two evidences of authorship proposed by Possenti (2002, 2013), such as: 1) giving voice to other speakers; and 2) keep a distance from the text itself. Therefore, I realized the need to work on new evidence of authorship, in this case: 1) discursive modalization; 2) expressive textual cohesion; 3) in-depth hypothetical period; 4) power of metaphorization; 5) devices of irony; and 6) creative deviation. Regarding the results, in a pedagogical context, to monitor the achievement of authorship by students in training, the scale of degrees of authorship was created, a device for measuring authorship, which would allow the teacher in the classroom to a practical way of recording how authorial each text is, through the manifestation of different evidence. The advantage of this device would be sharing with students. Thus, only 10% of texts were achieved in larger scales of the Levels of Authorship, for this reason, it is necessary to collaborate in a purposeful way, so the schools can find more useful ways for helping the student to achieve the writing of increasingly authorial texts.
 
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Data de Publicação
2021-06-24
 
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