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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-21112023-160718
Documento
Autor
Nome completo
Arlene Moreno de Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Batista, Adriana Santos
Lima, Fábio Barbosa de
Santos, Valnecy Oliveira Corrêa
Vieira, José Antônio
Título em português
A imagem do professor das séries iniciais na formação de leitores em textos acadêmicos
Palavras-chave em português
Anos iniciais
Formação de leitores
Imagem do professor
Resumo em português
Esta tese analisou trabalhos acadêmicos que dizem a respeito do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente o que os textos acadêmicos dizem sobre a imagem desse profissional na formação de leitores. Destaca-se a importância da leitura no que diz respeito as demais aprendizagens e à análise e representações que os leitores farão da sociedade, bem como suas decisões e práticas coletivas ou individuais. No que se refere a metodologia acessamos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo USP, utilizamos as palavras-chave: imagem, formação, professores, educação e leitura e encontramos 292 trabalhos. A partir da leitura dos resumos, estabelecemos como critérios para seleção do corpus o título do trabalho e sua adequação em relação à potencial contribuição para nossa investigação e a correspondência quanto à temática da nossa investigação. Separamos 13 trabalhos, sendo 8 dissertações e 5 teses. Após a leitura na íntegra desses trabalhos, escolhemos 6, sendo 4 dissertações e 2 teses. Denominamos D para dissertações e T para tese, iniciando as análises cronologicamente. O primeiro trabalho foi o D11, seguindo pelos trabalhos, D1, D10, T3, D8 e T4. Assim, o objetivo geral foi analisar como a imagem do professor formador de leitores está sendo construída nos textos acadêmicos. Por conseguinte, esta pesquisa tem a seguinte proposta geral: identificar em teses e dissertações o discurso apresentado sobre o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliar em teses e dissertações qual discurso está sendo enunciado e verificar a identidade do professor que está sendo construída nos textos acadêmicos. Com isso, para analisar o discurso apresentado nesses trabalhos, apoiamo-nos na teoria de Pêcheux (1969, 1997, 2014), com a colaboração de outros teóricos como Althusser (1980) e Foucault (2008a, 2008b, 2009), além dos pesquisadores Freire (1989, 1993, 2001), Barzotto (2007, 2010, 2016), Grigoletto (2011), dentre outros. Nos textos analisados, inúmeras situações foram encontradas; desde plágio a diversas críticas ao trabalho docente. Verificou-se a construção de uma imagem específica do professor, que, na maioria das vezes, não é compatível com a realidade. Essas imagens contribuem para a exposição negativa, para a espetacularização e a mercantilização do trabalho docente. Os textos constroem um discurso no qual o professor é visto muitas vezes como incapaz, como alguém que naõ sabe e sem pre precisa aprender, um discurso que muitas vezes desvaloriza o ofício do professor, apresentando uma imagem e desfavorável de sua prática pedagógica e da profissão professor. Procuramos compreender como isso parece ocorrer, ao mesmo tempo, em que se considera a importância da leitura e de seu ensino bem como o motivo de se fazer afirmações negativas a respeito da formação dos professores e sua atuação em sala de aula. As análises indicam que os trabalhos reproduzem o que parte da sociedade presume acerca do professor da escola pública, ou seja, alicerçados em suposições, constrói-se a imagem de um professor que falha a todo momento: na formação inicial, na formação continuada e na sua prática docente.
Título em inglês
The images of the teacher from the early years of elementary school in the formation of readers in academic texts
Palavras-chave em inglês
Early years
Image of the teacher
Reader training
Resumo em inglês
This thesis scrutinized academic works that discuss about teachers in the early years of Elementary School, more specifically what academic texts say about the image of this professional in the formation of readers. The importance of reading is highlighted with regard to other learning and the analysis and representations that readers will make of society, as well as their collective or individual decisions and practices. It does not refer to the methodology, we access the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Digital Library of Theses and Dissertations of the University of São Paulo USP, we used the keywords: image, training, teachers, education and reading and found 292 works. From reading the abstracts, we established the title of the work and its suitability in relation to the potential contribution to our investigation and correspondence regarding the theme of our investigation as criteria for selecting the corpus. We separated 13 works, 8 of which were dissertations and 5 theses. After reading these works in full, we chose 6, 4 of which were dissertations and 2 theses. We call D for dissertations and T for thesis, starting the analyzes chronologically. The first work was D11, followed by works D1, D10, T3, D8 and T4. Thus, the general objective was to analyze how the image of the reader-training teacher is being constructed in academic texts. Therefore, this research has the following general proposal: to identify in theses and dissertations the discourse presented about the teacher in the initial years of Elementary School, evaluate in theses and dissertations which discourse is being enunciated and verify the identity of the teacher that is being constructed in academic texts. Therefore, to analyze the discourse presented in these works, we rely on Pêcheux's theory (1969, 1997, 2014), with the collaboration of other theorists such as Althusser (1980) and Foucault (2008a, 2008b, 2009), in addition to researchers Freire (1989, 1993, 2001), Barzotto (2007, 2010, 2016), Grigoletto (2011), among others. Several situations were found in the text analyzed; from plagiarism to various criticisms of teaching work. It was verified the construction of a specific image of the teacher, which, in most cases, is not compatible with reality. These images contribute to negative exposure, the spectacularization and commodification of teaching work. The texts build a discourse in which the teacher is often seen as incapable, as someone who does not know and always needs to learn, a discourse that often devalues the teacher's job, presenting an unfavorable image of his pedagogical practice and the teacher profession. We seek to understand how this seems to occur, at the same time, considering the importance of reading and its teaching as well as the reason for making negative statements regarding teacher training and their performance in the classroom. The analyzes indicate that the works reproduce what part of society assumes about public school teachers, that is, based on assumptions, the image of a teacher who fails at all times is constructed: in initial training, continuing training and teaching practice.
 
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Data de Publicação
2023-11-22
 
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