• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-19012023-093209
Documento
Autor
Nombre completo
Nana Corrêa Navarro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Voltolini, Rinaldo (Presidente)
Bastos, Marise Bartolozzi
Fonseca, Paula Fontana
Título en portugués
O laço professor-aluno com entraves estruturais e a construção de um coletivo
Palabras clave en portugués
Educação
Entraves Estruturais
Inclusão escolar
Professores
Psicanálise
Resumen en portugués
O trabalho tem como objetivo contribuir com a literatura que articula os campos da psicanálise e da educação ao destacar como o encontro entre professores e alunos é fundamental no processo de inclusão escolar. O caminho escolhido para tal tarefa é a discussão em torno da posição do professor no laço com alunos com entraves estruturais (EE) em sua constituição psíquica. A pesquisa procura identificar o que faz esse laço particular entre professor e aluno, viabilizando um lugar possível na escola, no seu grupo, nas produções coletivas e brincadeiras. O recorte proposto buscou ressaltar o professor na sua condição de sujeito dividido e o seu fazer possível. Em um segundo momento, discutiu-se os impasses vivenciados por alunos e professores durante o percurso da escolaridade para pensar as possibilidades de abertura ao laço. O estudo apresenta o processo de constituição do sujeito, a partir do referencial psicanalítico, para identificar o que pode fazer obstáculo a esse processo e assim pensar nas possibilidades de evitar tanto a posição fusionada (aluno-professor) quanto a posição de exclusão do grupo. O trabalho utiliza o método qualitativo por meio de entrevistas com professores para identificar a posição do professor que permite que alunos com entraves estruturais se enlacem nas produções coletivas, dando voz àqueles atores que são centrais no processo de inclusão.
Título en inglés
The bond teacher-student with structural barriers and the building of the collective
Palabras clave en inglés
Education
Psychoanalysis
School inclusion
Structural barriers
Resumen en inglés
The work aims to contribute to the literature that articulates the fields of psychoanalysis and education by highlighting how the meeting between teachers and students is fundamental in the process of school inclusion. The path chosen for this task is the discussion around the teacher's position in the bond with students with structural barriers (EE) in their psychic constitution. The research seeks to identify what makes this particular bond between teacher and student, enabling a possible place in the school, in their group, in collective productions and games. The proposed perspective sought to highlight the teacher in his condition of divided subject and his feasible making. In a second moment, the impasses experienced by students and teachers during the course of schooling were discussed to think about the possibilities of opening to the bond. The study presents the process of constitution of the subject, from the psychoanalytical framework, to identify what can hinder this process and thus think about the possibilities of avoiding both the merged position (student-teacher) and the position of exclusion from the group. The work uses the qualitative method through interviews with teachers to identify the teacher's position that allows students with structural obstacles to be linked in collective productions, giving voice to those actors who are central in the inclusion process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
NANA_CORREA_NAVARRO.pdf (732.99 Kbytes)
Fecha de Publicación
2023-01-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.