• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-115832
Documento
Autor
Nome completo
Beattriz Guedes de Seixas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Presidente)
Pataro, Cristina Satiê de Oliveira
Souza, Leonardo Lemos de
Título em português
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Palavras-chave em português
Bom professor
Professores
Projetos de vida
Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Resumo em português
O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.
Título em inglês
A study from the perspective of the Theory of Organizing Models of Thinking
Palavras-chave em inglês
Good work
Purposes of life
Teachers
Theory of Organizing Models of Thinking
Resumo em inglês
The present work, inserted in the field of moral psychology, sought to understand the organization of thinking of Brazilian teachers regarding their life projects. The main goal of the present investigation was to identify and analyze the life projects of Brazilian teachers in activity, as well as the underlying values to this elaboration. It is based on two main theoretical axes: the concept of life projects and the Theory of Organizing Models of Thinking. During the development of the research, we designed and applied a questionnaire with 22 questions regarding the teachers' values and their life projects. Teachers from each of the five socioeconomical regions of Brazil answered the electronic questionnaire anonymously. We analyzed the answers given by 100 teachers from the theoretical and methodological framework of the Theory of Organizing Models of Thinking. Among the results, we highlight the strong presence of the work with education and the social commitment in the teachers' life projects. We discussed the results considering the principles of excellence, ethics and engagement which are brought by the concept of good work. In addition, we point out the ethics of care and the empathy as important elements for the work of the good teacher.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-01-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.