• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-18012023-115832
Document
Auteur
Nom complet
Beattriz Guedes de Seixas
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Araujo, Valeria Amorim Arantes de (Président)
Pataro, Cristina Satiê de Oliveira
Souza, Leonardo Lemos de
Titre en portugais
Projetos de vida de docentes: um estudo na perspectiva da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Mots-clés en portugais
Bom professor
Professores
Projetos de vida
Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento
Resumé en portugais
O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender o funcionamento da organização do pensamento de professores brasileiros a respeito de seus projetos de vida. O objetivo central da presente investigação foi identificar e analisar os projetos de vida de professores brasileiros em exercício, bem como os valores subjacentes a esta elaboração. Para tanto, está fundamentado em dois eixos teóricos principais: o conceito de projetos de vida (do inglês, purpose) e a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos e aplicamos um questionário com 22 questões a respeito dos valores e projetos de vida dos docentes. Professores oriundos de cada uma das cinco regiões socioeconômicas do Brasil responderam ao questionário, de forma anônima e através de um formulário eletrônico. Analisamos as respostas de 100 professores a partir do referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e entre os resultados destacamos o forte comparecimento do trabalho com a educação e o compromisso social nos projetos de vida dos elementos. Discutimos os resultados à luz dos princípios da excelência, ética e engajamento trazidos pelo conceito de bom trabalho (do inglês, good work) e sinalizamos a ética do cuidado e a empatia como elementos importantes para o trabalho do bom professor.
Titre en anglais
A study from the perspective of the Theory of Organizing Models of Thinking
Mots-clés en anglais
Good work
Purposes of life
Teachers
Theory of Organizing Models of Thinking
Resumé en anglais
The present work, inserted in the field of moral psychology, sought to understand the organization of thinking of Brazilian teachers regarding their life projects. The main goal of the present investigation was to identify and analyze the life projects of Brazilian teachers in activity, as well as the underlying values to this elaboration. It is based on two main theoretical axes: the concept of life projects and the Theory of Organizing Models of Thinking. During the development of the research, we designed and applied a questionnaire with 22 questions regarding the teachers' values and their life projects. Teachers from each of the five socioeconomical regions of Brazil answered the electronic questionnaire anonymously. We analyzed the answers given by 100 teachers from the theoretical and methodological framework of the Theory of Organizing Models of Thinking. Among the results, we highlight the strong presence of the work with education and the social commitment in the teachers' life projects. We discussed the results considering the principles of excellence, ethics and engagement which are brought by the concept of good work. In addition, we point out the ethics of care and the empathy as important elements for the work of the good teacher.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-01-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.