• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.48.2022.tde-17112022-125518
Documento
Autor
Nome completo
Vitor de Oliveira Ikeda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lajonquière, Leandro de (Presidente)
Revah, Daniel
Sena, Isael de Jesus
Título em português
Sobre as práticas pedagógicas democráticas: educação e laço social em O Senhor das Moscas
Palavras-chave em português
Autonomia
Democracia
Educação
Laço social
Psicanálise
Resumo em português
O presente trabalho examina - à luz da Psicanálise - os efeitos nas instituições escolares da crença de que, a partir de práticas democráticas como, por exemplo, os famosos "combinados em sala de aula", "autogestão" ou "gestão democrática", os alunos aprenderiam e reconheceriam - na prática - a importância dos valores democráticos, convertendo-se em sujeitos críticos e autônomos, isto é, cidadãos capazes de agir com responsabilidade no mundo que herdam, integram e estão, inevitavelmente, implicados. Para tanto, servimo-nos do romance O Senhor das Moscas (1954), de William Golding, para ilustrar e elucidar o caráter ilusório dessa crença, tomando como eixo central uma análise acerca do laço social que permeia a relação entre educador e educando e possibilita - sem garantias de sucesso - a educação.
Título em inglês
About democratic pedagogical practices: education and social bonding in The Lord of the Flies
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Democracy
Education
Psychoanalysis
Social Bond
Resumo em inglês
In this study examines - in the light of psychoanalysis - the effects on school institutions of the belief that from democratic practices such as, for example, the famous "combined in the classroom", "self-management" or "democratic management", the students would learn and recognize in practice the importance of democratic values by becoming critical and autonomous, in other words, citizens capable of acting responsibly in the world that they inherit, integrate and are inevitably involved in. For that, was used the novel Lord of the Flies (1954,) by William Golding, to illustrate and elucidate the illusory character of this, taking as a central axis an analysis of the social bond that permeates the relationship between educator and student and allows - without guarantees of success - the education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
VITOR_IKEDA_rev.pdf (750.19 Kbytes)
Data de Publicação
2022-11-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.