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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-16122021-142356
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Celeste de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Almeida, Rogério de
Gentil, Hélio Salles
Lauria, Maria Paula Parisi
Zilberman, Regina
Título en portugués
A produção de narrativa e suas potencialidades de formação na escola: dimensões teórico-metodológicas
Palabras clave en portugués
ensino
escrita
literatura
narrativa
Resumen en portugués
O trabalho expõe os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de tratar de aspectos metodológicos que afetam o ensino de escrita e produção de textos narrativos na educação básica, considerando dois problemas principais: 1) implicações metodológicas do trabalho com os gêneros textuais do campo artístico-literário desde a adoção oficial da perspectiva enunciativo-discursiva de base dialógica consonante às teses do pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998); 2) descompasso entre as inovações didáticas propostas pela Linguística Aplicada à produção de textos e as questões teórico-literárias que envolvem o trabalho com a prosa narrativa. Para tratar desses problemas estabeleceu-se um diálogo entre os princípios apresentados nos PCN e reafirmados na Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018) e os fundamentos teóricoliterários que se formularam a partir da Narratologia e as subsequentes formulações críticas da Hermenêutica concernentes à produção de sentido e à questão da referência. O diálogo será orientado pela perspectiva hermenêutica desenvolvida por Paul Ricoeur e por aspectos da teoria da recepção do texto literário desenvolvida por Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Participam do diálogo também outros estudos e teorias que tratam da função da literatura como resposta à necessidade humana de ficção e imaginação, tema que ocupa os estudos da poética desde Aristóteles. A projeção desse diálogo no campo do ensino mostra que o adequado tratamento da produção escrita de gêneros textuais do campo literário depende do consistente entrelaçamento entre teses e teorias advindas da Linguística e dos Estudos literários, pois dessa noção de complementaridade e não de uma priorização dos estudos de uma área em detrimento de outra é que se pode extrair conhecimentos suficientes à orientação do trabalho de escrita a ser realizado por crianças e jovens que deve ser tratado como possiblidade de expressão e comunicação de histórias singulares, que têm o potencial de revelar sentidos reconhecidos e desejados na experiência pessoal, coletiva e cultural. Em uma época de transformações que afetam diretamente a sobrevivência planetária e a integridade dos indivíduos, causando incertezas sobre os projetos para o presente e futuro, as aprendizagens relativas à compreensão da realidade e de si mesmo tornam-se essenciais. Por tudo isso, aprender a contar as histórias das nossas lutas e contentamentos é uma exigência, muito mais que uma simples tarefa escolar.
Título en inglés
Self-formation potentialities of narratives writing at school: theoretical and methodological dimensions
Palabras clave en inglés
literature
narrative
teaching
writing
Resumen en inglés
This work presents the results of a research undertaken aiming to deal with methodological aspects that affect the teaching of writing and narrative texts production in basic education, considering two major problems: 1) methodological implications of working with artistic-literary textual genres since the appropriation of the dialogical enunciative-discursive perspective advanced by the Russian thinker Mikhail Bakhtin (1895-1975) and his Circle by Brazilian Education authorities, embodied in the National Curriculum Parameters PCN (1998); 2) imbalance between the didactic innovations advocated by Applied Linguistics concerning texts production and the theoretical-literary issues regarding working with narrative prose. To deal with these problems, we establish a dialogue between the PCN recommendations, reaffirmed by the Common National Curriculum Base - BNCC (2018), and the theoretical-literary foundations established by Narratology, as well as the ensuing Hermeneutics critical formulations concerning text meaning and reference. This dialogue will be guided by the hermeneutic perspective developed by Paul Ricoeur and certain aspects of the reader-response theory introduced by Wolfgang Iser and Hans Robert Jauss. Additionally, we rely on studies and theories that deal with the function of literature as a response to the human need for fiction and imagination, a subject that have occupied poetic studies since Aristotle. Approaching this dialogue from the teaching perspective reveals that the proper treatment of the writing of literary texts practice relies on a constant interweaving between theses and theories arising from both Linguistics and Literary Studies. We understand that this association, rather than establishing a priority of one field over the other, allows to derive enough expertise to guide the writing practices of children and youth, an act that should be regarded as a possibility of expressing and communicating unique stories, able to reveal recognized and desired meanings of personal, collective and cultural experiences. In an era of transformations that directly affect the planet survival, as well as individual integrity, and bring concerns about projects for the present and the future, the acquisition of abilities to understand reality and oneself is crucial. That is why learning how to tell our struggles and contentment is, rather than a plain school assignment, an urgency.
 
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Fecha de Publicación
2021-12-21
 
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