• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2021.tde-16122021-142356
Documento
Autor
Nome completo
Maria Celeste de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rezende, Neide Luzia de (Presidente)
Almeida, Rogério de
Gentil, Hélio Salles
Lauria, Maria Paula Parisi
Zilberman, Regina
Título em português
A produção de narrativa e suas potencialidades de formação na escola: dimensões teórico-metodológicas
Palavras-chave em português
ensino
escrita
literatura
narrativa
Resumo em português
O trabalho expõe os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de tratar de aspectos metodológicos que afetam o ensino de escrita e produção de textos narrativos na educação básica, considerando dois problemas principais: 1) implicações metodológicas do trabalho com os gêneros textuais do campo artístico-literário desde a adoção oficial da perspectiva enunciativo-discursiva de base dialógica consonante às teses do pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN (1998); 2) descompasso entre as inovações didáticas propostas pela Linguística Aplicada à produção de textos e as questões teórico-literárias que envolvem o trabalho com a prosa narrativa. Para tratar desses problemas estabeleceu-se um diálogo entre os princípios apresentados nos PCN e reafirmados na Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018) e os fundamentos teóricoliterários que se formularam a partir da Narratologia e as subsequentes formulações críticas da Hermenêutica concernentes à produção de sentido e à questão da referência. O diálogo será orientado pela perspectiva hermenêutica desenvolvida por Paul Ricoeur e por aspectos da teoria da recepção do texto literário desenvolvida por Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Participam do diálogo também outros estudos e teorias que tratam da função da literatura como resposta à necessidade humana de ficção e imaginação, tema que ocupa os estudos da poética desde Aristóteles. A projeção desse diálogo no campo do ensino mostra que o adequado tratamento da produção escrita de gêneros textuais do campo literário depende do consistente entrelaçamento entre teses e teorias advindas da Linguística e dos Estudos literários, pois dessa noção de complementaridade e não de uma priorização dos estudos de uma área em detrimento de outra é que se pode extrair conhecimentos suficientes à orientação do trabalho de escrita a ser realizado por crianças e jovens que deve ser tratado como possiblidade de expressão e comunicação de histórias singulares, que têm o potencial de revelar sentidos reconhecidos e desejados na experiência pessoal, coletiva e cultural. Em uma época de transformações que afetam diretamente a sobrevivência planetária e a integridade dos indivíduos, causando incertezas sobre os projetos para o presente e futuro, as aprendizagens relativas à compreensão da realidade e de si mesmo tornam-se essenciais. Por tudo isso, aprender a contar as histórias das nossas lutas e contentamentos é uma exigência, muito mais que uma simples tarefa escolar.
Título em inglês
Self-formation potentialities of narratives writing at school: theoretical and methodological dimensions
Palavras-chave em inglês
literature
narrative
teaching
writing
Resumo em inglês
This work presents the results of a research undertaken aiming to deal with methodological aspects that affect the teaching of writing and narrative texts production in basic education, considering two major problems: 1) methodological implications of working with artistic-literary textual genres since the appropriation of the dialogical enunciative-discursive perspective advanced by the Russian thinker Mikhail Bakhtin (1895-1975) and his Circle by Brazilian Education authorities, embodied in the National Curriculum Parameters PCN (1998); 2) imbalance between the didactic innovations advocated by Applied Linguistics concerning texts production and the theoretical-literary issues regarding working with narrative prose. To deal with these problems, we establish a dialogue between the PCN recommendations, reaffirmed by the Common National Curriculum Base - BNCC (2018), and the theoretical-literary foundations established by Narratology, as well as the ensuing Hermeneutics critical formulations concerning text meaning and reference. This dialogue will be guided by the hermeneutic perspective developed by Paul Ricoeur and certain aspects of the reader-response theory introduced by Wolfgang Iser and Hans Robert Jauss. Additionally, we rely on studies and theories that deal with the function of literature as a response to the human need for fiction and imagination, a subject that have occupied poetic studies since Aristotle. Approaching this dialogue from the teaching perspective reveals that the proper treatment of the writing of literary texts practice relies on a constant interweaving between theses and theories arising from both Linguistics and Literary Studies. We understand that this association, rather than establishing a priority of one field over the other, allows to derive enough expertise to guide the writing practices of children and youth, an act that should be regarded as a possibility of expressing and communicating unique stories, able to reveal recognized and desired meanings of personal, collective and cultural experiences. In an era of transformations that directly affect the planet survival, as well as individual integrity, and bring concerns about projects for the present and the future, the acquisition of abilities to understand reality and oneself is crucial. That is why learning how to tell our struggles and contentment is, rather than a plain school assignment, an urgency.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.