• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2023.tde-11052023-102121
Document
Auteur
Nom complet
Marina Grilli Lucas Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Rodrigues, Livia de Araujo Donnini (Président)
Puh, Milan
Severo, Cristine Gorski
Silva, Kleber Aparecido da
Uphoff, Dorthe
Titre en portugais
Submissão, questionamento e subversão da colonialidade linguística nas práticas de ensino de alemão para o público brasileiro
Mots-clés en portugais
Decolonialidade
Educação linguística
Ensino de alemão como língua adicional
Práxis pedagógica
Sociologia das ausências
Resumé en portugais
Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar em que medida existe abertura para um posicionamento decolonial no ensino de alemão por parte de professores brasileiros. Trata-se de uma pesquisa em Linguística Aplicada enquanto ciência social, que conversa com os paradigmas da sociologia das ausências e das emergências (SOUSA SANTOS, 2007; 2019). Em uma oficina de cerca de duas horas de duração, professores brasileiros de alemão, já atuantes ou ainda em formação inicial, foram convidados a refletir sobre cinco situações desafiadoras do cotidiano da profissão. As situações envolveram a presença, na aula de alemão, de uma língua teuto-brasileira, do inglês, do espanhol e do próprio português brasileiro, além da falta de tempo para preparar as aulas adequadamente. Os participantes das quatro sessões da oficina responderam como agiriam em cada uma das situações propostas. Em seus discursos, foram mapeados os indícios de uma postura de submissão à colonialidade linguística, de questionamento e de subversão da lógica colonial. A metodologia selecionada para analisar os dados já transcritos foi a Análise Textual Discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2007). Concluise que boa parte dos professores demonstra uma postura que ora se aproxima da submissão à colonialidade linguística, ora do questionamento dessa lógica, mas poucos parecem estar prontos para subvertê-la por completo em sua prática docente. Defende-se que a questão do acesso às línguas de prestígio pelos povos subalternizados ocupe um lugar de maior destaque nas discussões de políticas públicas para a superação das desigualdades, em favor de uma Educação Linguística voltada para a emancipação linguística do aprendiz brasileiro.
Titre en anglais
Submission, questioning and subversion of linguistic coloniality in German teaching practices for the Brazilian public
Mots-clés en anglais
Decoloniality
Educational praxis
German as an additional language
Language education
Sociology of absences
Resumé en anglais
The main goal of this research was to investigate the extent to which Brazilian teachers are open to a decolonial attitude when teaching German. It is a research in Applied Linguistics as a social science, which converses with the paradigms of the sociology of absences and emergencies (SOUSA SANTOS, 2007; 2019). In a workshop that lasted around two hours, Brazilians who are already working as German teachers or still in initial training were invited to reflect on five challenging situations. The situations involved the presence of a German-Brazilian language, English, Spanish and Brazilian Portuguese in the German class, in addition to the lack of time to prepare classes properly. Participants in the four workshop sessions answered how they would act in each of the proposed situations. Signals of submission to language coloniality, as well as the tendency to question or completely subvert the colonial logic, were mapped in their discourse. The methodology preferred to analyze the transcribed data was Textual Discursive Analysis (MORAES & GALIAZZI, 2007). It is concluded that part of the teachers demonstrate submission to language coloniality or the tendency to question it, but few seem to be ready to completely subvert coloniality in their teaching practice. It is argued that the access to prestige languages by subaltern peoples should take a more prominent place in the debate regarding public policies for overcoming inequalities, in favor of a Language Education focused on the emancipation of the Brazilian learner.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.